Este estudo investiga a compreensão e integração da didática na formação continuada de professores da educação básica, considerando a multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise documental de trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando um recorte temporal de 2019 a 2024. A metodologia adotada seguiu a abordagem do "Estado da Questão", identificando 127 estudos relevantes, dos quais 83 eram dissertações e 44 teses. Os resultados indicaram uma predominância do uso das didáticas no plural, caracterizado por uma abordagem tecnicista centrada em métodos, ferramentas, propostas e intervenções padronizadas, muitas vezes de pouca abrangência e fragmentadas. Embora essa abordagem ofereça vantagens práticas, há uma necessidade urgente de tratar a didática de forma mais ampla e plural, integrando propostas e estratégias que considerem a complexidade e a singularidade dos contextos educacionais. O estudo conclui que a formação continuada deve equilibrar a aplicação prática da didática juntamente com uma compreensão teórica profunda, incorporando perspectivas críticas, reflexivas e inovadoras. Isso é essencial para promover uma educação mais inclusiva, participativa e transformadora, atendendo às demandas contemporâneas e contribuindo para a formação integral dos educadores.