Este trabalho é recorte da dissertação de mestrado que buscou discutir possibilidades de melhoria na qualidade do ensino nas escolas da rede municipal de Juiz de Fora. Sabendo que a perspectiva inclusiva tem permeado os debates e diante das fragilidades que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) vem apresentando ao longo dos anos, pesquisadores vêm desenvolvendo estudos sobre o Ensino Colaborativo e efetivando experiências bem-sucedidas. Diante deste contexto, percebemos a necessidade de instrumentalizar os educadores da rede municipal de ensino de Juiz de Fora para um trabalho pautado em práticas colaborativas como estratégia para garantir a inclusão, bem como o desenvolvimento da autonomia e habilidades acadêmicas dos estudantes, viabilizando o acesso ao currículo, potencializando suas aprendizagens, resultando em um maior desenvolvimento integral desses sujeitos. A formação do professor é ponto relevante para a melhoria da educação, motivo pelo qual o objetivo central da pesquisa foi a estruturação e oferta de um curso de formação sobre Ensino Colaborativo. O referencial teórico da pesquisa, bem como do curso, se constitui a partir das políticas inclusivas do Brasil e dos estudos de Mendes (2014), Pletsch (2014), Beyer (2013), Orrú (2014/2017), Chiote (2015) entre outros. Os resultados referentes ao processo formativo indicam que houve impacto na prática dos professores, no que tange ao processo de mediação pedagógica e compreensão das políticas educacionais.