O debate sobre o planejamento, finalidades e consecução de políticas públicas em educação acompanha a gênese das redes públicas de ensino municipais e estaduais, assumindo contornos específicos na última década, sobretudo no que diz respeito à formação escolar na educação básica e a conformação do trabalho docente à racionalidade estabelecida. Neste painel, propõe-se a discussão sobre iniciativas recentes, implementadas entre 2017 e 2024, situadas no estado de São Paulo, que permitem a verificação dos efeitos de tais políticas para o exercício da docência, assim como suas implicações para a formação dos educandos. Para tanto, serão apresentados e discutidos os resultados de três pesquisas centradas na análise dos marcos legais, atos administrativos, instrumentos e ações que tem sustentado a elaboração de políticas educacionais na rede pública estadual de São Paulo e na rede municipal de Guarulhos/SP. A primeira exposição trata das principais ações desempenhadas pela Secretaria de Educação de São Paulo sob a atual gestão estadual, vinculada a movimentos de extrema direita no Brasil. A segunda, expõe os meandros do enredamento entre as esferas pública e privada pela celebração de parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos e organizações de direito privado. A terceira, discute a desvalorização simbólica dos professores da rede estadual paulista que subjaz a tais políticas, bem como seus impactos na saúde psíquica dos educadores e seus prejuízos para o futuro da educação no país.