O estágio supervisionado é um componente fundamental na formação de professores de matemática. Frente a isso, aqui, apresentamos uma pesquisa em andamento, fruto do estágio na modalidade pesquisa. Dentro dessa perspectiva, temos como objetivo analisar as pesquisas acadêmicas que tematizam estágio supervisionado em matemática nos anos finais do ensino fundamental, com foco nas práticas pedagógicas, desafios enfrentados e contribuições para a formação de futuros professores. Como aportes teóricos norteadores, dialogamos, principalmente, com estudos do campo da formação de professores de matemática, com enfoque no estágio supervisionado como atividade de pesquisa sobre e com a própria prática. Como procedimentos metodológicos, nos baseamos em uma abordagem qualitativa, por intermédio dos estudos de revisão, com vistas a produção de um mapeamento das pesquisas acadêmicas indexadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos descritores “Estágio Supervisionado”, “Ensino Fundamental” e “Matemática”, de forma combinada. Os resultados apontam para um corpus inicial de 49 pesquisas, sendo 19 teses e 30 dissertações, que foram analisadas a partir de uma leitura crítica e interpretativa, resultando em 16 investigações, das quais optamos por trabalhar com 4 produções acadêmicas, por conta do nosso objeto de pesquisa. Os resultados comprovam a importância do estágio supervisionado na formação de professores e seus aspectos na construção da identidade profissional. E de maneira mais específica, podemos destacar a importância da articulação teoria e prática, a prática reflexiva e os desafios quanto a valorização do estágio como espaço formativo que integra universidade e escola.