Considerando a autoria no processo de formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica a proposta deste Painel tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas realizadas no doutorado. O primeiro trabalho, focaliza a construção de materiais pedagógicos por docentes da Educação Básica, em interface com a cultura digital. A metodologia se inspirou na pesquisa narrativa e nas cartografias; e a construção dos dados ocorreu por meio de conversas dialógicas com docentes que trabalham em escolas privadas que estimulam a criação e a autoria dos professores. Destacam-se as docências engajadas na cultura digital e as curadorias digitais. O segundo trabalho, apresenta como objetivo compreender como a educação digital pode contribuir para a formação, autonomia e autoria estudantil, no Ensino Médio. A discussão sobre o crescente e acelerado uso da tecnologia digital no cenário educacional não se resume à mera adoção de novos e atrativos recursos midiáticos, mas abarca a questão da reconfiguração das interações sociais e da construção identitária dos sujeitos que valorizam o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes. O terceiro trabalho, focaliza a autoria por meio de elementos de decolonialidade presentes na narrativa autobiográfica de uma professora da Educação Básica, na região amazônica, em formação doutoral. Aproximando-se da historicidade da professora em sua narrativa, destaca-se um fazer decolonial. A narrativa autobiográfica aponta para contextos de travessias da autoria no processo de consciência de si, provocando um movimento de desconstruções e, desestabilizando acomodações já consolidadas, colocando-se em diálogo com saberes outros.