Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO COM CRIANÇAS PEQUENAS: FORTALECENDO A APRENDIZAGEM E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116357
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 2469
    "titulo" => "ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO COM CRIANÇAS PEQUENAS: FORTALECENDO A APRENDIZAGEM E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Apresentamos os resultados iniciais da implementação de três Atuações Educativas de Êxito (AEEs) em uma escola pública de Educação Infantil. As AEEs são práticas educativas validadas inicialmente pelo projeto INCLUD-ED e que continuam sendo comprovadas por investigações científicas como exitosas na promoção de coesão social, inclusão e melhora da aprendizagem de todos os estudantes. O referencial teórico adotado é o da aprendizagem dialógica e a pesquisa qualitativa realizada teve um desenho comunicativo. Participaram do estudo nove professoras de educação infantil e os dados apresentados são referentes à primeira etapa do estudo em que foram implementadas três AEEs: Grupos Interativos, Tertúlias Dialógicas e Biblioteca Tutorada. Os resultados demonstram melhoria da aprendizagem das crianças observadas no enriquecimento vocabular, maior frequência de trabalho dos conteúdos acadêmicos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Também são apresentadas as principais dificuldades relatadas pelas professoras e, quando possível, os caminhos de superação propostos em conjunto entre pesquisadores e participantes. Os resultados são condizentes com as indicações da literatura científica quanto à melhoria da aprendizagem dos estudantes quando da implementação de AEEs e trazem perspectivas relevantes para a implementação no contexto brasileiro de práticas de ensino que enfatizem valores como solidariedade, respeito e um maior envolvimento familiar e da comunidade na educação das crianças. A continuidade da investigação abarcará a extensão da implementação de outras quatro AEEs nesta escola, bem como ampliará a investigação das percepções de outros atores (familiares, voluntários, gestoras e demais profissionais da escola) em relação aos impactos observados de tais práticas."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2469_TB602_22082024134437.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE BACHEGA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE BACHEGA"
    "autor_email" => "denise.bachega@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116357
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 2469
    "titulo" => "ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO COM CRIANÇAS PEQUENAS: FORTALECENDO A APRENDIZAGEM E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Apresentamos os resultados iniciais da implementação de três Atuações Educativas de Êxito (AEEs) em uma escola pública de Educação Infantil. As AEEs são práticas educativas validadas inicialmente pelo projeto INCLUD-ED e que continuam sendo comprovadas por investigações científicas como exitosas na promoção de coesão social, inclusão e melhora da aprendizagem de todos os estudantes. O referencial teórico adotado é o da aprendizagem dialógica e a pesquisa qualitativa realizada teve um desenho comunicativo. Participaram do estudo nove professoras de educação infantil e os dados apresentados são referentes à primeira etapa do estudo em que foram implementadas três AEEs: Grupos Interativos, Tertúlias Dialógicas e Biblioteca Tutorada. Os resultados demonstram melhoria da aprendizagem das crianças observadas no enriquecimento vocabular, maior frequência de trabalho dos conteúdos acadêmicos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Também são apresentadas as principais dificuldades relatadas pelas professoras e, quando possível, os caminhos de superação propostos em conjunto entre pesquisadores e participantes. Os resultados são condizentes com as indicações da literatura científica quanto à melhoria da aprendizagem dos estudantes quando da implementação de AEEs e trazem perspectivas relevantes para a implementação no contexto brasileiro de práticas de ensino que enfatizem valores como solidariedade, respeito e um maior envolvimento familiar e da comunidade na educação das crianças. A continuidade da investigação abarcará a extensão da implementação de outras quatro AEEs nesta escola, bem como ampliará a investigação das percepções de outros atores (familiares, voluntários, gestoras e demais profissionais da escola) em relação aos impactos observados de tais práticas."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2469_TB602_22082024134437.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE BACHEGA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE BACHEGA"
    "autor_email" => "denise.bachega@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Apresentamos os resultados iniciais da implementação de três Atuações Educativas de Êxito (AEEs) em uma escola pública de Educação Infantil. As AEEs são práticas educativas validadas inicialmente pelo projeto INCLUD-ED e que continuam sendo comprovadas por investigações científicas como exitosas na promoção de coesão social, inclusão e melhora da aprendizagem de todos os estudantes. O referencial teórico adotado é o da aprendizagem dialógica e a pesquisa qualitativa realizada teve um desenho comunicativo. Participaram do estudo nove professoras de educação infantil e os dados apresentados são referentes à primeira etapa do estudo em que foram implementadas três AEEs: Grupos Interativos, Tertúlias Dialógicas e Biblioteca Tutorada. Os resultados demonstram melhoria da aprendizagem das crianças observadas no enriquecimento vocabular, maior frequência de trabalho dos conteúdos acadêmicos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Também são apresentadas as principais dificuldades relatadas pelas professoras e, quando possível, os caminhos de superação propostos em conjunto entre pesquisadores e participantes. Os resultados são condizentes com as indicações da literatura científica quanto à melhoria da aprendizagem dos estudantes quando da implementação de AEEs e trazem perspectivas relevantes para a implementação no contexto brasileiro de práticas de ensino que enfatizem valores como solidariedade, respeito e um maior envolvimento familiar e da comunidade na educação das crianças. A continuidade da investigação abarcará a extensão da implementação de outras quatro AEEs nesta escola, bem como ampliará a investigação das percepções de outros atores (familiares, voluntários, gestoras e demais profissionais da escola) em relação aos impactos observados de tais práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.