ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO COM CRIANÇAS PEQUENAS: FORTALECENDO A APRENDIZAGEM E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116357 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 2469 "titulo" => "ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO COM CRIANÇAS PEQUENAS: FORTALECENDO A APRENDIZAGEM E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Apresentamos os resultados iniciais da implementação de três Atuações Educativas de Êxito (AEEs) em uma escola pública de Educação Infantil. As AEEs são práticas educativas validadas inicialmente pelo projeto INCLUD-ED e que continuam sendo comprovadas por investigações científicas como exitosas na promoção de coesão social, inclusão e melhora da aprendizagem de todos os estudantes. O referencial teórico adotado é o da aprendizagem dialógica e a pesquisa qualitativa realizada teve um desenho comunicativo. Participaram do estudo nove professoras de educação infantil e os dados apresentados são referentes à primeira etapa do estudo em que foram implementadas três AEEs: Grupos Interativos, Tertúlias Dialógicas e Biblioteca Tutorada. Os resultados demonstram melhoria da aprendizagem das crianças observadas no enriquecimento vocabular, maior frequência de trabalho dos conteúdos acadêmicos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Também são apresentadas as principais dificuldades relatadas pelas professoras e, quando possível, os caminhos de superação propostos em conjunto entre pesquisadores e participantes. Os resultados são condizentes com as indicações da literatura científica quanto à melhoria da aprendizagem dos estudantes quando da implementação de AEEs e trazem perspectivas relevantes para a implementação no contexto brasileiro de práticas de ensino que enfatizem valores como solidariedade, respeito e um maior envolvimento familiar e da comunidade na educação das crianças. A continuidade da investigação abarcará a extensão da implementação de outras quatro AEEs nesta escola, bem como ampliará a investigação das percepções de outros atores (familiares, voluntários, gestoras e demais profissionais da escola) em relação aos impactos observados de tais práticas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2469_TB602_22082024134437.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE BACHEGA" "autor_nome_curto" => "DENISE BACHEGA" "autor_email" => "denise.bachega@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116357 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 2469 "titulo" => "ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO COM CRIANÇAS PEQUENAS: FORTALECENDO A APRENDIZAGEM E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Apresentamos os resultados iniciais da implementação de três Atuações Educativas de Êxito (AEEs) em uma escola pública de Educação Infantil. As AEEs são práticas educativas validadas inicialmente pelo projeto INCLUD-ED e que continuam sendo comprovadas por investigações científicas como exitosas na promoção de coesão social, inclusão e melhora da aprendizagem de todos os estudantes. O referencial teórico adotado é o da aprendizagem dialógica e a pesquisa qualitativa realizada teve um desenho comunicativo. Participaram do estudo nove professoras de educação infantil e os dados apresentados são referentes à primeira etapa do estudo em que foram implementadas três AEEs: Grupos Interativos, Tertúlias Dialógicas e Biblioteca Tutorada. Os resultados demonstram melhoria da aprendizagem das crianças observadas no enriquecimento vocabular, maior frequência de trabalho dos conteúdos acadêmicos e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Também são apresentadas as principais dificuldades relatadas pelas professoras e, quando possível, os caminhos de superação propostos em conjunto entre pesquisadores e participantes. Os resultados são condizentes com as indicações da literatura científica quanto à melhoria da aprendizagem dos estudantes quando da implementação de AEEs e trazem perspectivas relevantes para a implementação no contexto brasileiro de práticas de ensino que enfatizem valores como solidariedade, respeito e um maior envolvimento familiar e da comunidade na educação das crianças. A continuidade da investigação abarcará a extensão da implementação de outras quatro AEEs nesta escola, bem como ampliará a investigação das percepções de outros atores (familiares, voluntários, gestoras e demais profissionais da escola) em relação aos impactos observados de tais práticas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2469_TB602_22082024134437.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE BACHEGA" "autor_nome_curto" => "DENISE BACHEGA" "autor_email" => "denise.bachega@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }