O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa teórica realizada em banco de dissertações publicadas entre 2020-2024, na base de dados da plataforma CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com enfoque na mediação pedagógica no ciclo de alfabetização sob à luz da teoria histórico-cultural. No cenário atual observamos um processo de alfabetização que deixa dúvidas quanto a compreensão da mediação pedagógica fundamentada nas contribuições da teoria vygotskyana, ou seja, um ensino e aprendizagem que possibilitem às crianças matriculadas no ciclo de alfabetização pleno acesso aos conhecimentos científicos históricos acumulados pela humanidade. Desse modo, o objetivo deste trabalho é fomentar o debate sobre a mediação pedagógica no ciclo de alfabetização no viés da perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram a importância da mediação pedagógica no processo de formação de leitores e escritores na sociedade contemporânea. Concluiu-se que a Teoria Histórico-Cultural permitiu refletir sobre a necessidade de compreender a mediação entre sujeitos-objeto de conhecimento, possibilitando repensar experiências de alfabetização que favoreçam a sua função social. A revisão da literatura realizada desempenhou um papel crucial na área da mediação pedagógica, alfabetização e Teoria Histórico-Cultural, permitindo identificar e sintetizar o conhecimento existente, destacando tendências, lacunas e contribuições significativas em um tempo histórico.