O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta de grupo de pesquisa e extensão voltado para o processo de inclusão, acessibilidade curricular e mediação da aprendizagem. Nossa fundamentação teórico-metodológica será baseada em estudos sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (ZERBATO; MENDES, 2018), na teoria da Modificabilidade Cognitiva e na Experiência de Aprendizagem Mediada (SOUZA; DEPRESBITERIS; MACHADO, 2004; FEUERSTEIN, 2014) e no Index para Inclusão (BOOTH; AINSCOW, 2011), cujos autores definem o processo de inclusão como superação de barreiras à participação e à aprendizagem e propõe três dimensões interdependentes de inclusão: culturas, políticas e práticas. Com base neste referencial, buscamos produzir, de forma colaborativa, processos de intervenções pedagógicas em diferentes etapas juntos às/aos professoras/es de escolas públicas. Desse modo o projeto contempla ações voltadas para a formação de grupos de estudos, planejamentos coletivos, elaboração de planos de aprendizagem, atividades com as turmas de alunos com deficiência, entre outras. A proposta tem sido desenvolvida em escolas públicas com a participação de professoras da Educação Básica, estudantes da pós-graduação e licenciandas do curso de Pedagogia. Entre as ações realizadas, destacamos a produção de um dossiê coletivo, fruto de trabalho colaborativo que envolveu professoras da educação básica e pesquisadores da universidade.