AS NARRATIVAS E SUAS POTENCIALIDADES DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116376 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 636 "inscrito_id" => 1945 "titulo" => "AS NARRATIVAS E SUAS POTENCIALIDADES DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente painel aborda a potencialidade das narrativas autobiográficas como prática de formação e como forma de produzir conhecimento em Educação. Objetiva-se ampliar reflexões e discussões no campo da formação de professores, apontando maneiras de produção e socialização de narrativas e seus contributos à constituição da profissionalidade docente, em três regiões da região Centro-Oeste, Brasil. O primeiro texto apresenta dados e indicativos sobre a inserção de professores iniciantes na rede pública de ensino, indicando como se pode propor, projetar ações que viabilizem processos de indução, a partir das necessidades formativas que eles apresentam durante o período iniciático. O segundo texto discute a potencialidade da itinerância na oferta de um minicurso sobre Língua inglesa, propiciada aos professores, da rede pública, no próprio ambiente de ensino de inglês, na perspectiva pesquisa-formação, tendo como base a escrita e a narrativa autobiográfica, no intuito de subsidiar suas necessidades formativas e implementar novas propostas para suas práticas docentes. O terceiro texto demonstra por meio das cartas pedagógicas a trajetória profissional de uma professora experiente, engajada com o contexto educativo e que deixa rastro da trajetória percorrida, o que foi fundamental para se conhecer seu desenvolvimento profissional, consequentemente suas aprendizagens na/para docência. Os textos discorrem sobre docentes da educação pública em seus processos formativos e desenvolvimento profissional. Cada artigo destaca a importância da narrativa como possibilidade de vislumbrar a complexidade dos contextos sociais e individuais, que oportuniza olhar o fenômeno sob lentes teóricas e experiências da profissionalidade e de aprendizagens da docência." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1945_TB636_10102024131556.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISA MARA COLOMBO SCARLATI DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "ISA" "autor_email" => "scarlati@ufj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116376 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 636 "inscrito_id" => 1945 "titulo" => "AS NARRATIVAS E SUAS POTENCIALIDADES DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "resumo" => "O presente painel aborda a potencialidade das narrativas autobiográficas como prática de formação e como forma de produzir conhecimento em Educação. Objetiva-se ampliar reflexões e discussões no campo da formação de professores, apontando maneiras de produção e socialização de narrativas e seus contributos à constituição da profissionalidade docente, em três regiões da região Centro-Oeste, Brasil. O primeiro texto apresenta dados e indicativos sobre a inserção de professores iniciantes na rede pública de ensino, indicando como se pode propor, projetar ações que viabilizem processos de indução, a partir das necessidades formativas que eles apresentam durante o período iniciático. O segundo texto discute a potencialidade da itinerância na oferta de um minicurso sobre Língua inglesa, propiciada aos professores, da rede pública, no próprio ambiente de ensino de inglês, na perspectiva pesquisa-formação, tendo como base a escrita e a narrativa autobiográfica, no intuito de subsidiar suas necessidades formativas e implementar novas propostas para suas práticas docentes. O terceiro texto demonstra por meio das cartas pedagógicas a trajetória profissional de uma professora experiente, engajada com o contexto educativo e que deixa rastro da trajetória percorrida, o que foi fundamental para se conhecer seu desenvolvimento profissional, consequentemente suas aprendizagens na/para docência. Os textos discorrem sobre docentes da educação pública em seus processos formativos e desenvolvimento profissional. Cada artigo destaca a importância da narrativa como possibilidade de vislumbrar a complexidade dos contextos sociais e individuais, que oportuniza olhar o fenômeno sob lentes teóricas e experiências da profissionalidade e de aprendizagens da docência." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1945_TB636_10102024131556.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISA MARA COLOMBO SCARLATI DOMINGUES" "autor_nome_curto" => "ISA" "autor_email" => "scarlati@ufj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }