Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A HISTÓRIA DE VIDA COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 115945
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 244
    "titulo" => "A HISTÓRIA DE VIDA COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "As histórias de vida são relatos que possibilitam resumir os fatos mais relevantes da trajetória de uma pessoa a partir do que afeta, deixa marcas e significados. Utilizada como estratégia didática na formação docente inicial, o artigo analisa a escrita de histórias de vida por estudantes de cursos de licenciatura, a partir da discussão sobre aulas marcantes na disciplina de Didática. Os resultados indicam que as aulas mais marcantes na opinião discente, envolviam jogos, brincadeiras, músicas, atividades práticas, resolução de desafios, aulas expositivas envolventes e, sobretudo, a exploração de outros ambientes para além da sala de aula. Docentes que propuseram aulas marcantes influenciaram na escolha da carreira docente, eram leves, apaixonados, estimulavam, conheciam e acreditavam nos estudantes. A partir da análise das produções, observamos como as narrativas possibilitaram a compreensão por parte do estudante, sobre aspectos do trabalho docente, a partir das suas próprias experiências escolares."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID244_TB4_03092024154459.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIQUELE ROSEANE DE CARVALHO CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "SIQUELE"
    "autor_email" => "siquele.campelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 115945
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 4
    "inscrito_id" => 244
    "titulo" => "A HISTÓRIA DE VIDA COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA EM CURSOS DE LICENCIATURA"
    "resumo" => "As histórias de vida são relatos que possibilitam resumir os fatos mais relevantes da trajetória de uma pessoa a partir do que afeta, deixa marcas e significados. Utilizada como estratégia didática na formação docente inicial, o artigo analisa a escrita de histórias de vida por estudantes de cursos de licenciatura, a partir da discussão sobre aulas marcantes na disciplina de Didática. Os resultados indicam que as aulas mais marcantes na opinião discente, envolviam jogos, brincadeiras, músicas, atividades práticas, resolução de desafios, aulas expositivas envolventes e, sobretudo, a exploração de outros ambientes para além da sala de aula. Docentes que propuseram aulas marcantes influenciaram na escolha da carreira docente, eram leves, apaixonados, estimulavam, conheciam e acreditavam nos estudantes. A partir da análise das produções, observamos como as narrativas possibilitaram a compreensão por parte do estudante, sobre aspectos do trabalho docente, a partir das suas próprias experiências escolares."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID244_TB4_03092024154459.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIQUELE ROSEANE DE CARVALHO CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "SIQUELE"
    "autor_email" => "siquele.campelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

As histórias de vida são relatos que possibilitam resumir os fatos mais relevantes da trajetória de uma pessoa a partir do que afeta, deixa marcas e significados. Utilizada como estratégia didática na formação docente inicial, o artigo analisa a escrita de histórias de vida por estudantes de cursos de licenciatura, a partir da discussão sobre aulas marcantes na disciplina de Didática. Os resultados indicam que as aulas mais marcantes na opinião discente, envolviam jogos, brincadeiras, músicas, atividades práticas, resolução de desafios, aulas expositivas envolventes e, sobretudo, a exploração de outros ambientes para além da sala de aula. Docentes que propuseram aulas marcantes influenciaram na escolha da carreira docente, eram leves, apaixonados, estimulavam, conheciam e acreditavam nos estudantes. A partir da análise das produções, observamos como as narrativas possibilitaram a compreensão por parte do estudante, sobre aspectos do trabalho docente, a partir das suas próprias experiências escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.