Este resumo é parte de uma dissertação em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Formação Humana, Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Decorre de uma pesquisa narrativa, que investigou como duas crianças da Escola Municipal Vereador Weld Maia, localizada em Mário Campos, Minas Gerais, que passaram por experiências de luto familiar, devido à pandemia da covid-19, percebem a morte e como a escola aborda essa questão pedagogicamente. Baseou-se nos Estudos Sociais da Criança e na Sociologia da Infância, enfatizando a participação ativa da criança na investigação, reconhecendo sua capacidade como indivíduo social e político, que têm voz na pesquisa. A hipótese é que as vivências de luto das crianças influenciam, significativamente, sua rotina escolar e as práticas de ensino das professoras envolvidas nesses processos. Entre as ferramentas metodológicas, foram realizadas entrevistas narrativas com as crianças, além de entrevistas semiestruturadas com as professoras que acompanharam essas crianças antes e após a morte de um dos pais. Esse processo foi crucial para compreender como a prática pedagógica da escola lida com o tema no dia a dia e como as professoras refletiram sobre suas práticas a partir dessas vivências. O presente estudo defende uma abordagem escolar que trata da morte não apenas para fornecer conhecimento às crianças, mas para integrar essa experiência de vida e luto ao seu desenvolvimento.