Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

PARA REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ÁREAS TECNOLÓGICAS: CURRÍCULO, ÉTICA, CULTURAS HACKER E MAKER

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO, COMPUTAÇÃO Poster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118759
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 1311
    "titulo" => "PARA REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ÁREAS TECNOLÓGICAS: CURRÍCULO, ÉTICA, CULTURAS HACKER E MAKER"
    "resumo" => "O Painel busca promover a discussão da formação de graduandos em áreas tecnológicas e que, por motivos diversos, como o tradicionalismo, a falta de interlocução com o campo pedagógico e a pressão dos mercados, adotam orientações e práticas educativas rígidas e estéreis. Os estudos problematizam princípios e práticas mercadológicas, coerentes com uma matriz crítica, não se resumem à denúncia de negatividades. No diálogo com os dados coletados, anunciam caminhos que podem ser trilhados para ressignificar o estabelecido, na direção emancipatória. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de pesquisas em duas Universidades, uma em Santos/SP e outra no Rio de Janeiro/RJ. A primeira comunicação investigou comunidades de tecnologia aberta, associadas à cultura hacker, em busca de inspirações teórico-metodológicas e ético-políticas para reorientar currículos de cursos superiores de computação. Nessa esteira, o segundo trabalho dialogou com coordenadores de cursos de graduação para compreender como a formação ético-moral de profissionais egressos de cursos de computação vem sendo realizada, e o que seria necessário para que eles se assumissem como agentes morais, responsáveis pelas tecnologias que operam e produzem. A terceira comunicação se debruçou sobre projetos político-pedagógicos de dois cursos superiores de tecnologia para buscar as aplicabilidades pedagógicas dos pilares da cultura maker. Em comum, os resultados apontam o poder de práticas pedagógicas gestadas em princípios e culturas contrahegemônicas, em prol do desenvolvimento de práticas educativas colaborativas, criativas, comprometidas com a assunção de responsabilidades ético-morais e capazes de contribuir para confrontar o avanço da lógica neoliberal em diferentes dimensões da vida."
    "modalidade" => "Poster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO, COMPUTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "676056285d943_16122024133240.pdf"
    "created_at" => "2024-12-16 13:32:40"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DE SÁ CARVALHO "
    "autor_nome_curto" => "JACIARA"
    "autor_email" => "jsacarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118759
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 1311
    "titulo" => "PARA REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ÁREAS TECNOLÓGICAS: CURRÍCULO, ÉTICA, CULTURAS HACKER E MAKER"
    "resumo" => "O Painel busca promover a discussão da formação de graduandos em áreas tecnológicas e que, por motivos diversos, como o tradicionalismo, a falta de interlocução com o campo pedagógico e a pressão dos mercados, adotam orientações e práticas educativas rígidas e estéreis. Os estudos problematizam princípios e práticas mercadológicas, coerentes com uma matriz crítica, não se resumem à denúncia de negatividades. No diálogo com os dados coletados, anunciam caminhos que podem ser trilhados para ressignificar o estabelecido, na direção emancipatória. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de pesquisas em duas Universidades, uma em Santos/SP e outra no Rio de Janeiro/RJ. A primeira comunicação investigou comunidades de tecnologia aberta, associadas à cultura hacker, em busca de inspirações teórico-metodológicas e ético-políticas para reorientar currículos de cursos superiores de computação. Nessa esteira, o segundo trabalho dialogou com coordenadores de cursos de graduação para compreender como a formação ético-moral de profissionais egressos de cursos de computação vem sendo realizada, e o que seria necessário para que eles se assumissem como agentes morais, responsáveis pelas tecnologias que operam e produzem. A terceira comunicação se debruçou sobre projetos político-pedagógicos de dois cursos superiores de tecnologia para buscar as aplicabilidades pedagógicas dos pilares da cultura maker. Em comum, os resultados apontam o poder de práticas pedagógicas gestadas em princípios e culturas contrahegemônicas, em prol do desenvolvimento de práticas educativas colaborativas, criativas, comprometidas com a assunção de responsabilidades ético-morais e capazes de contribuir para confrontar o avanço da lógica neoliberal em diferentes dimensões da vida."
    "modalidade" => "Poster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO, COMPUTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "676056285d943_16122024133240.pdf"
    "created_at" => "2024-12-16 13:32:40"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DE SÁ CARVALHO "
    "autor_nome_curto" => "JACIARA"
    "autor_email" => "jsacarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O Painel busca promover a discussão da formação de graduandos em áreas tecnológicas e que, por motivos diversos, como o tradicionalismo, a falta de interlocução com o campo pedagógico e a pressão dos mercados, adotam orientações e práticas educativas rígidas e estéreis. Os estudos problematizam princípios e práticas mercadológicas, coerentes com uma matriz crítica, não se resumem à denúncia de negatividades. No diálogo com os dados coletados, anunciam caminhos que podem ser trilhados para ressignificar o estabelecido, na direção emancipatória. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de pesquisas em duas Universidades, uma em Santos/SP e outra no Rio de Janeiro/RJ. A primeira comunicação investigou comunidades de tecnologia aberta, associadas à cultura hacker, em busca de inspirações teórico-metodológicas e ético-políticas para reorientar currículos de cursos superiores de computação. Nessa esteira, o segundo trabalho dialogou com coordenadores de cursos de graduação para compreender como a formação ético-moral de profissionais egressos de cursos de computação vem sendo realizada, e o que seria necessário para que eles se assumissem como agentes morais, responsáveis pelas tecnologias que operam e produzem. A terceira comunicação se debruçou sobre projetos político-pedagógicos de dois cursos superiores de tecnologia para buscar as aplicabilidades pedagógicas dos pilares da cultura maker. Em comum, os resultados apontam o poder de práticas pedagógicas gestadas em princípios e culturas contrahegemônicas, em prol do desenvolvimento de práticas educativas colaborativas, criativas, comprometidas com a assunção de responsabilidades ético-morais e capazes de contribuir para confrontar o avanço da lógica neoliberal em diferentes dimensões da vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.