Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

DIÁLOGOS ACERCA DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116362
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "DIÁLOGOS ACERCA DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este painel se constitui a partir do diálogo entre os resultados de três pesquisas concluídas que abordam diferentes temáticas no processo de formação inicial de professores para atuar na Educação Básica. Essas temáticas são fundamentais no processo formativo do professor que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O primeiro trabalho socializa algumas considerações compreensivas e propositivas a respeito das percepções de monitoras do projeto Baú Brincante acerca da relevância do brincar livre de bebês e crianças bem pequenas. O segundo discute a ausência de textos literários infantis que tratem as questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar para as crianças na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. O terceiro discute os primeiros resultados acerca da escuta das estagiárias e suas percepções sobre o projeto Giro Formativo, as implicações sobre sua formação inicial e prática docente no estágio com crianças e bebês bem pequenos. Os pressupostos teóricosmetodológicos dos trabalhos são ancorados na pesquisa qualitativa, tendo as narrativas/textos, como instrumentos para a realização de uma análise discursiva dos dados. Destacamos que os trabalhos apresentam como resultados a relevância: da formação inicial; dos saberes necessários ao exercício da docência; das aprendizagens das estudantes de Pedagogia por meio de práticas ludo-sensíveis a partir da observação a respeito do brincar livres de bebês e crianças, como também da leitura de textos literários que abordem questões de gênero e sexualidade. Essas aprendizagens se apresentam como possibilidades de uma ação pedagógica mais inclusiva, lúdica e sensível na Educação Básica."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1174_TB612_02092024192926.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN FONSECA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Lilian Fonseca"
    "autor_email" => "lflima@uneb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116362
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 1174
    "titulo" => "DIÁLOGOS ACERCA DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este painel se constitui a partir do diálogo entre os resultados de três pesquisas concluídas que abordam diferentes temáticas no processo de formação inicial de professores para atuar na Educação Básica. Essas temáticas são fundamentais no processo formativo do professor que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O primeiro trabalho socializa algumas considerações compreensivas e propositivas a respeito das percepções de monitoras do projeto Baú Brincante acerca da relevância do brincar livre de bebês e crianças bem pequenas. O segundo discute a ausência de textos literários infantis que tratem as questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar para as crianças na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. O terceiro discute os primeiros resultados acerca da escuta das estagiárias e suas percepções sobre o projeto Giro Formativo, as implicações sobre sua formação inicial e prática docente no estágio com crianças e bebês bem pequenos. Os pressupostos teóricosmetodológicos dos trabalhos são ancorados na pesquisa qualitativa, tendo as narrativas/textos, como instrumentos para a realização de uma análise discursiva dos dados. Destacamos que os trabalhos apresentam como resultados a relevância: da formação inicial; dos saberes necessários ao exercício da docência; das aprendizagens das estudantes de Pedagogia por meio de práticas ludo-sensíveis a partir da observação a respeito do brincar livres de bebês e crianças, como também da leitura de textos literários que abordem questões de gênero e sexualidade. Essas aprendizagens se apresentam como possibilidades de uma ação pedagógica mais inclusiva, lúdica e sensível na Educação Básica."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1174_TB612_02092024192926.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIAN FONSECA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Lilian Fonseca"
    "autor_email" => "lflima@uneb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este painel se constitui a partir do diálogo entre os resultados de três pesquisas concluídas que abordam diferentes temáticas no processo de formação inicial de professores para atuar na Educação Básica. Essas temáticas são fundamentais no processo formativo do professor que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O primeiro trabalho socializa algumas considerações compreensivas e propositivas a respeito das percepções de monitoras do projeto Baú Brincante acerca da relevância do brincar livre de bebês e crianças bem pequenas. O segundo discute a ausência de textos literários infantis que tratem as questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar para as crianças na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. O terceiro discute os primeiros resultados acerca da escuta das estagiárias e suas percepções sobre o projeto Giro Formativo, as implicações sobre sua formação inicial e prática docente no estágio com crianças e bebês bem pequenos. Os pressupostos teóricosmetodológicos dos trabalhos são ancorados na pesquisa qualitativa, tendo as narrativas/textos, como instrumentos para a realização de uma análise discursiva dos dados. Destacamos que os trabalhos apresentam como resultados a relevância: da formação inicial; dos saberes necessários ao exercício da docência; das aprendizagens das estudantes de Pedagogia por meio de práticas ludo-sensíveis a partir da observação a respeito do brincar livres de bebês e crianças, como também da leitura de textos literários que abordem questões de gênero e sexualidade. Essas aprendizagens se apresentam como possibilidades de uma ação pedagógica mais inclusiva, lúdica e sensível na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.