Este painel se constitui a partir do diálogo entre os resultados de três pesquisas concluídas que abordam diferentes temáticas no processo de formação inicial de professores para atuar na Educação Básica. Essas temáticas são fundamentais no processo formativo do professor que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O primeiro trabalho socializa algumas considerações compreensivas e propositivas a respeito das percepções de monitoras do projeto Baú Brincante acerca da relevância do brincar livre de bebês e crianças bem pequenas. O segundo discute a ausência de textos literários infantis que tratem as questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar para as crianças na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. O terceiro discute os primeiros resultados acerca da escuta das estagiárias e suas percepções sobre o projeto Giro Formativo, as implicações sobre sua formação inicial e prática docente no estágio com crianças e bebês bem pequenos. Os pressupostos teóricosmetodológicos dos trabalhos são ancorados na pesquisa qualitativa, tendo as narrativas/textos, como instrumentos para a realização de uma análise discursiva dos dados. Destacamos que os trabalhos apresentam como resultados a relevância: da formação inicial; dos saberes necessários ao exercício da docência; das aprendizagens das estudantes de Pedagogia por meio de práticas ludo-sensíveis a partir da observação a respeito do brincar livres de bebês e crianças, como também da leitura de textos literários que abordem questões de gênero e sexualidade. Essas aprendizagens se apresentam como possibilidades de uma ação pedagógica mais inclusiva, lúdica e sensível na Educação Básica.