A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116364 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 757 "titulo" => "A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA" "resumo" => "Este estudo investigou a constituição de identidade profissional de uma mestranda por meio de sua experiência no Estágio de Docência na disciplina Didática de Licenciatura. Utilizando uma abordagem (auto)biográfica, analisou-se o diário de aula da estudante para explorar suas percepções, desafios e aprendizados durante o estágio. A pesquisa adotou uma metodologia que de leitura em três fases de análise: pré-análise/leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva. Através da reflexão sobre suas experiências, a estudante pôde compreender melhor a constituição de sua identidade profissional docente, situando-a nas interações teóricas e práticas do ambiente acadêmico. Os resultados indicaram que o estágio de docência desempenhou um papel essencial na definição da identidade profissional da estudante. O planejamento das aulas, centrado na metodologia de Casos de Ensino, promoveu uma aprendizagem reflexiva e participativa entre os estudantes. A interação dinâmica da professora com os alunos durante as aulas criou um ambiente de proximidade e colaboração. Além disso, os desafios enfrentados, como a gestão de dúvidas e tensões em sala de aula, revelaram-se como oportunidades significativas de crescimento pessoal e profissional para a mestranda. Em síntese, o Estágio de Docência não apenas proporcionou uma visão mais profunda da prática docente, mas também fortaleceu a identidade profissional da estudante, destacando a importância da reflexão sobre experiências pessoais e acadêmicas na formação de educadores." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID757_TB614_29082024115144.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLÁUDIA SOUZA E SILVA" "autor_nome_curto" => "Anna Cláudia" "autor_email" => "annaclaudia_souza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116364 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 614 "inscrito_id" => 757 "titulo" => "A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA" "resumo" => "Este estudo investigou a constituição de identidade profissional de uma mestranda por meio de sua experiência no Estágio de Docência na disciplina Didática de Licenciatura. Utilizando uma abordagem (auto)biográfica, analisou-se o diário de aula da estudante para explorar suas percepções, desafios e aprendizados durante o estágio. A pesquisa adotou uma metodologia que de leitura em três fases de análise: pré-análise/leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva. Através da reflexão sobre suas experiências, a estudante pôde compreender melhor a constituição de sua identidade profissional docente, situando-a nas interações teóricas e práticas do ambiente acadêmico. Os resultados indicaram que o estágio de docência desempenhou um papel essencial na definição da identidade profissional da estudante. O planejamento das aulas, centrado na metodologia de Casos de Ensino, promoveu uma aprendizagem reflexiva e participativa entre os estudantes. A interação dinâmica da professora com os alunos durante as aulas criou um ambiente de proximidade e colaboração. Além disso, os desafios enfrentados, como a gestão de dúvidas e tensões em sala de aula, revelaram-se como oportunidades significativas de crescimento pessoal e profissional para a mestranda. Em síntese, o Estágio de Docência não apenas proporcionou uma visão mais profunda da prática docente, mas também fortaleceu a identidade profissional da estudante, destacando a importância da reflexão sobre experiências pessoais e acadêmicas na formação de educadores." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID757_TB614_29082024115144.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CLÁUDIA SOUZA E SILVA" "autor_nome_curto" => "Anna Cláudia" "autor_email" => "annaclaudia_souza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }