SABERES, AFETOS E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116133 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 1804 "titulo" => "SABERES, AFETOS E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O ensino e a aprendizagem são processos distintos, mas complementares no contexto educacional. Ambos são guiados por finalidades e escolhas, com objetivos e metodologias influenciados pela dimensão política do processo educativo. Essa interação ocorre em um contexto mais amplo, onde valores, crenças e representações orientam a experiência educacional dos estudantes e professores. Os estudos apresentados neste painel exploram, por meio do referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, os saberes, afetos e práticas de ensino e aprendizagem envolvidos no processo de alfabetização científica no contexto da Educação Básica. Integram-se elementos mentais, afetivos e socioculturais nas representações dos estudantes, abrangendo cognição, comunicação e ações que influenciam esse processo. Sob essa perspectiva, acompanhamos as pesquisas desenvolvidas no campo da didática e práticas educativas que buscam compreender as estruturas de conhecimento de alunos, professores e da própria ciência. Objetivamos, assim, subsidiar reflexões para possíveis caminhos para uma formação cidadã que forneça recursos para a compreensão do mundo e suas transformações, permitindo uma atuação crítica diante de temas relacionados à ciência e à tecnologia. As pesquisas pautadas neste painel oferecem recursos para acompanhar os processos de ensino e aprendizagem no campo das complexas relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Os resultados dessas investigações suscitam reflexões sobre os fatores socioculturais presentes nos contextos educativos. As análises sinalizam a importância da recomposição de estratégias educativas que desempenham um papel crucial para a compreensão das relações com as disciplinas escolares, a admissão de novos conhecimentos e práticas, ou mesmo a reformulação dos já existentes." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1804_TB285_03092024133905.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYVISSON LUÍS VITTORAZZI" "autor_nome_curto" => "DAYVISSON" "autor_email" => "dlvittorazzi@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116133 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 1804 "titulo" => "SABERES, AFETOS E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O ensino e a aprendizagem são processos distintos, mas complementares no contexto educacional. Ambos são guiados por finalidades e escolhas, com objetivos e metodologias influenciados pela dimensão política do processo educativo. Essa interação ocorre em um contexto mais amplo, onde valores, crenças e representações orientam a experiência educacional dos estudantes e professores. Os estudos apresentados neste painel exploram, por meio do referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, os saberes, afetos e práticas de ensino e aprendizagem envolvidos no processo de alfabetização científica no contexto da Educação Básica. Integram-se elementos mentais, afetivos e socioculturais nas representações dos estudantes, abrangendo cognição, comunicação e ações que influenciam esse processo. Sob essa perspectiva, acompanhamos as pesquisas desenvolvidas no campo da didática e práticas educativas que buscam compreender as estruturas de conhecimento de alunos, professores e da própria ciência. Objetivamos, assim, subsidiar reflexões para possíveis caminhos para uma formação cidadã que forneça recursos para a compreensão do mundo e suas transformações, permitindo uma atuação crítica diante de temas relacionados à ciência e à tecnologia. As pesquisas pautadas neste painel oferecem recursos para acompanhar os processos de ensino e aprendizagem no campo das complexas relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Os resultados dessas investigações suscitam reflexões sobre os fatores socioculturais presentes nos contextos educativos. As análises sinalizam a importância da recomposição de estratégias educativas que desempenham um papel crucial para a compreensão das relações com as disciplinas escolares, a admissão de novos conhecimentos e práticas, ou mesmo a reformulação dos já existentes." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1804_TB285_03092024133905.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYVISSON LUÍS VITTORAZZI" "autor_nome_curto" => "DAYVISSON" "autor_email" => "dlvittorazzi@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }