Este painel reúne trabalhos que discutem as diferenças culturais como riqueza pedagógica. Dialogamos com Candau (1983) sobre a multidimensionalidade da didática e com Candau (2023) para a discussão acerca de uma didática intercultural a partir do campo da decolonialidade. O primeiro trabalho apresenta dois objetivos: discutir se temáticas ligadas à diferença cultural estão presentes nas ementas das disciplinas nomeadas como “didática” dos cursos de licenciatura oferecidos por uma universidade federal e procurar indícios nestas mesmas ementas, que possibilitem aproximá-las de uma perspectiva da didática fundamental ou intercultural. O segundo trabalho, inspirado na metodologia de autoetnografia, problematiza as percepções de estudantes na formação inicial em universidade federal a partir da experiência vivida na disciplina Didática da Educação Física. De forma geral, compreende-se que os/as estudantes manifestaram sensibilidade para as questões das diferenças ao destacarem a necessidade da Educação Física escolar relacionar as demandas de gênero, sexualidade, raça, deficiência e inclusão às práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. O terceiro trabalho dialoga com um coletivo social e analisa as experiências pedagógicas de 11 jovens, destacando os saberes/fazeres que influenciam a ocupação afetiva e territorial no engajamento político em favor da cidade. Como consideração, este trabalho ressalta a necessidade de integrar diferentes saberes, além do conhecimento hegemônico, nas propostas educativas. Concluímos que a aproximação a movimentos sociais e espaços outros de formação para além da educação formal podem nos oferecer pistas para preencher as lacunas evidenciadas por estas discussões na universidade e na formação de professores/as.