Este artigo foi produzido a partir do acompanhamento de estágio curricular não-obrigatório de estudante kaingang em curso de licenciatura indígena. O tema da educação escolar indígena é abordado com metodologia qualitativa de pesquisa, envolvendo estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa-participante. Desde uma perspectiva crítico-dialética, a análise desenvolvida problematizou a função da escolarização imposta aos indígenas e a luta pelo direito a uma educação diferenciada e específica, resgatando e valorizando conhecimentos, culturas e processos educativos próprios de cada povo nativo. Durante o estágio, foram acompanhadas as atividades do acadêmico realizadas na localidade onde vive e trabalha. Entre as atividades, destacam-se ações de formação pedagógica e de mobilização para a comemoração dos 30 anos de retomada da Terra Indígena de Monte Caseros. Evidenciou-se entre os kaingang deste território, a centralidade da terra como fundamento existencial e pedagógico e o indispensável protagonismo da comunidade e suas lideranças para romper com resquícios da aculturação, ainda latentes nas escolas em várias áreas indígenas.