Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PÓS-PANDEMIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO

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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma pesquisa que se vincula a formação continuada de professores com o foco nas competências digitais em educação após o período pandêmico. Como problema de pesquisa temos a seguinte questão: como as competências digitais podem ser trabalhadas em um projeto de formação continuada de professores da Educação Básica? O objetivo geral é propor formas de inclusão das competências digitais em Educação na formação de professores da educação básica. A investigação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, de natureza interpretativa. Como fonte documental foi utilizado o projeto de um curso de especialização ofertado no Estado do Paraná que iniciou em junho de 2023, analisamos as disciplinas deste projeto, bem como as disciplinas disponíveis no ambiente virtual do curso até fevereiro de 2024. Após a análise dos dados chegamos a três abordagens que devem ser consideradas para que as competências digitais se façam presentes em um projeto de formação continuada de professores. 1.Considerar o ciclo completo: Os formadores devem planejar o conteúdo do curso (antes), adaptar-se às necessidades dos professores durante a formação (durante) e oferecer suporte para a aplicação prática do conhecimento adquirido (depois). 2. Focar em competências essenciais: O desenvolvimento de três competências digitais é fundamental: uso das TDICs no trabalho, uso ético e responsável da tecnologia (compartilhando com os alunos) e integração da tecnologia na aprendizagem e ensino. 3.Escolher docentes qualificados: Professores com fortes competências digitais são mais propensos a engajar os alunos, tornando a formação mais dinâmica e eficaz.

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