APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E PERSONALIDADE: PRECISÕES CONCEITUAIS NA OBRA DE A. K. DUSAVITSKII
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116160 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 247 "titulo" => "APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E PERSONALIDADE: PRECISÕES CONCEITUAIS NA OBRA DE A. K. DUSAVITSKII" "resumo" => "Este ensaio acadêmico, representa um recorte de uma pesquisa em andamento, que parte da premissa que a aprendizagem escolar tem como papel central o desenvolvimento integral do aluno, como sujeito da sua própria atividade e personalidade. Nesse ínterim, o foco assumido enquanto objeto de pesquisa está no modo como a aprendizagem desenvolvimental (razvivayushcheye obuchénie) é compreendida nas obras de Alexander Konstantinovich Dusavitskii (1928-2012) e a sua relação com o desenvolvimento da Personalidade como concebida pelo autor em parceria com outros membros do grupo de Kharkiv/Ucrânia, como parte do importante trabalho realizado no contexto soviético e, que deu envergadura para a edificação do sistema didático desenvolvimental Elkonin-Davidov-Repkin, um dos mais difundidos sistema, o único que se dedicou à elaboração de uma teoria pedagógica da Atividade de Estudo. O termo obutchénie tem sido objeto de estudos no Brasil e, atualmente conta com um grupo de pesquisadores dedicados à investigação do campo conceitual da obutchénie nas obras de Lídia I. Bozhovich, K. D. Ushinsky, K. N. Kornilov, P. P. Blonsky, A. N. Leontiev, L. S. Vigotski e L. V. Zankov. Os trabalhos desenvolvidos por esses pesquisadores e demais estudiosos têm demonstrado uma interpretação dos modos e condições de realização de um tipo de obutchénie que promova o desenvolvimento no contexto escolar, considerando suas particularidades histórico-político-econômico-culturais. Os avanços em relação às pesquisas sobre a obutchénie no Brasil têm sinalizado para um possível entendimento em relação à sua abordagem, além de aproximá-la dos referenciais soviéticos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID247_TB330_04092024133048.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA CRISTINA SOUZA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliacristina.pacto.gov@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116160 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 247 "titulo" => "APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO E PERSONALIDADE: PRECISÕES CONCEITUAIS NA OBRA DE A. K. DUSAVITSKII" "resumo" => "Este ensaio acadêmico, representa um recorte de uma pesquisa em andamento, que parte da premissa que a aprendizagem escolar tem como papel central o desenvolvimento integral do aluno, como sujeito da sua própria atividade e personalidade. Nesse ínterim, o foco assumido enquanto objeto de pesquisa está no modo como a aprendizagem desenvolvimental (razvivayushcheye obuchénie) é compreendida nas obras de Alexander Konstantinovich Dusavitskii (1928-2012) e a sua relação com o desenvolvimento da Personalidade como concebida pelo autor em parceria com outros membros do grupo de Kharkiv/Ucrânia, como parte do importante trabalho realizado no contexto soviético e, que deu envergadura para a edificação do sistema didático desenvolvimental Elkonin-Davidov-Repkin, um dos mais difundidos sistema, o único que se dedicou à elaboração de uma teoria pedagógica da Atividade de Estudo. O termo obutchénie tem sido objeto de estudos no Brasil e, atualmente conta com um grupo de pesquisadores dedicados à investigação do campo conceitual da obutchénie nas obras de Lídia I. Bozhovich, K. D. Ushinsky, K. N. Kornilov, P. P. Blonsky, A. N. Leontiev, L. S. Vigotski e L. V. Zankov. Os trabalhos desenvolvidos por esses pesquisadores e demais estudiosos têm demonstrado uma interpretação dos modos e condições de realização de um tipo de obutchénie que promova o desenvolvimento no contexto escolar, considerando suas particularidades histórico-político-econômico-culturais. Os avanços em relação às pesquisas sobre a obutchénie no Brasil têm sinalizado para um possível entendimento em relação à sua abordagem, além de aproximá-la dos referenciais soviéticos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID247_TB330_04092024133048.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA CRISTINA SOUZA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "nataliacristina.pacto.gov@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }