Nos dias atuais o esporte está presente em diversos cenários, a partir daí, o foco desse artigo é o esporte no cenário da educação no processo de formação dos alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Vocacionada ao Esporte Antonio Ometto, no município de Matupá/MT. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e o processo metodológico constitui-se na visão benéfica que a instituição escolar alicerçada ao esporte pode contribuir ao ensino aprendizagem de nossos educandos. A escola oferta atividades esportivas diariamente, divididas em seis modalidades, entre elas vôlei, basquete, tênis de mesa, xadrez, futsal e atletismo. Ao iniciar o ano letivo os alunos passam por uma rotatividade nas modalidades e depois por uma seletiva onde são direcionados a modalidade que irão desenvolver durante o ano, com incentivos e estrutura para que ampliem suas habilidades. Além disso, a grade curricular diversificada é estendida para as demais áreas, com tecnologias, experiências, música, horta, robótica, um leque de opções e atrativos educacionais que preparam os alunos para um futuro, onde os mesmos serão protagonistas do seu projeto de vida. As atividades esportivas tem como objetivo não apenas promover a saúde e o bem-estar, mas também expandir habilidades, como o trabalho em equipe, protagonismo, dedicação, disciplina e superação, oportunizando possíveis bolsas de estudo e carreiras profissionais. Almejamos que esse processo seja parte integrante do planejamento do professor, visando à formação plena e alunos protagonistas de seus conhecimentos.