O presente estudo aborda a experiência do estágio em docência vinculado ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Masts – Unilab. Tem como objetivo refletir sobre os limites e possibilidades da concepção de aula como construção dialógica no contexto dos cursos de licenciatura. Teve como lócus a disciplina Educação de Jovens e Adultos ofertada no curso de licenciatura em Matemática da referida instituição. Metodologicamente configurada como um relato de experiência, a investigação articulou como estratégias de aproximação com a realidade: a observação participante e a análise documental. O estágio de docência na Unilab não apenas consolidou os conhecimentos teóricos, mas também preparou para enfrentar os desafios práticos da docência na EJA. A vivência prática, aliada à reflexão teórica, destacou a importância de uma formação contínua e adaptativa, capaz de responder às necessidades dos alunos e promover uma educação mais inclusiva e transformadora.