A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E AVANÇOS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116268 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 61 "titulo" => "A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E AVANÇOS" "resumo" => "A presente pesquisa que está em andamento é uma continuidade de outra iniciada em 2011, sobre os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida até 2019 e retomada em 2022. A mesma parte da inquietação com os reduzidos conteúdos sobre as temáticas étnico-raciais constatadas nos livros didáticos de 1ºao 5º ano. Nossa problematização é sobre a questão indígena e negra no livro didático com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral da pesquisa é compreender como a temática étnico-racial está sendo tratada nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos sobre a lei 10.639/2003, a lei 11.645/2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, como também a BNCC fundamentam a pesquisa, além de autoras/es como Gomes (2017), Munanga (2009), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Munduruku (2012), Prezia (2017), dentre outros. A metodologia desenvolvida é a pesquisa bibliográfica e documental (AMARAL, 2007), de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados é realizada com a análise de conteúdo, segundo Bauer (2013). Até 2019 foram constatados avanços no trato da temática étnico-racial nos livros didáticos, especialmente, sobre a população negra, a invisibilidade dos povos indígenas era significativa, bem como, a resistência negra antes da abolição e ao longo do século XX e XXI. Espera-se contribuir com a problematização da temática étnico-racial tanto na formação inicial, como continuada de docentes para serem comprometidos com uma educação antirracista." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID61_TB493_24092024005053.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH MARIA DE MELO" "autor_nome_curto" => "Margareth Maria" "autor_email" => "margarethmmelo2018@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116268 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 493 "inscrito_id" => 61 "titulo" => "A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E AVANÇOS" "resumo" => "A presente pesquisa que está em andamento é uma continuidade de outra iniciada em 2011, sobre os livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida até 2019 e retomada em 2022. A mesma parte da inquietação com os reduzidos conteúdos sobre as temáticas étnico-raciais constatadas nos livros didáticos de 1ºao 5º ano. Nossa problematização é sobre a questão indígena e negra no livro didático com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral da pesquisa é compreender como a temática étnico-racial está sendo tratada nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos sobre a lei 10.639/2003, a lei 11.645/2008 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, como também a BNCC fundamentam a pesquisa, além de autoras/es como Gomes (2017), Munanga (2009), Albuquerque e Fraga Filho (2006), Munduruku (2012), Prezia (2017), dentre outros. A metodologia desenvolvida é a pesquisa bibliográfica e documental (AMARAL, 2007), de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados é realizada com a análise de conteúdo, segundo Bauer (2013). Até 2019 foram constatados avanços no trato da temática étnico-racial nos livros didáticos, especialmente, sobre a população negra, a invisibilidade dos povos indígenas era significativa, bem como, a resistência negra antes da abolição e ao longo do século XX e XXI. Espera-se contribuir com a problematização da temática étnico-racial tanto na formação inicial, como continuada de docentes para serem comprometidos com uma educação antirracista." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID61_TB493_24092024005053.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH MARIA DE MELO" "autor_nome_curto" => "Margareth Maria" "autor_email" => "margarethmmelo2018@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }