CONTRIBUTOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO PARA A INDUÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116361 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 611 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "CONTRIBUTOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO PARA A INDUÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES" "resumo" => "Este painel objetiva debater sobre as contribuições da pesquisa-formação para indução de professores iniciantes a partir do relato de pesquisas realizadas por três instituições de Ensino Superior públicas, tendo a pesquisa-formação como caminho para a indução de professores iniciantes. Ele se inscreve no campo de investigação sobre a formação de professores com foco no desenvolvimento profissional docente. Seu primeiro texto destaca pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Ceará, trazendo para o centro das discussões as reflexões sobre a trajetória de professores iniciantes cearenses em contexto de pesquisa-formação. O segundo texto, analisa as narrativas de professores em situação de inserção profissional docente, no contexto dos Grupos de Indução com pesquisa-formação realizada pelo Grupo de Pesquisa FOPPE, da Universidade Federal de Santa Catarina. O terceiro texto relata uma pesquisa-formação desenvolvida com supervisores pedagógicos (SP) do Sul de Minas Gerais, cujo intuito foi o de fomentar diálogos e estudos acerca do papel de formadores de professores que os SP possuem em benefício do acolhimento e da indução de professores iniciantes. As pesquisas empreendidas revelam o potencial da pesquisa-formação para a indução de professores iniciantes, configurando-a como dispositivo investigativo e de formação que favorece o diálogo e a partilha de ideias, reflexões e dilemas vividos no dia a dia da escola pelos docentes iniciantes. Explicitam também a potência dos estudos, das práticas de acolhimento e de acompanhamento no desenvolvimento dos pesquisadores formadores e dos professores iniciantes, processos marcados pela mutualidade e reflexão entre pares durante os encontros formativos na/da pesquisa-formação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID204_TB611_07092024203050.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCINE LIMA" "autor_email" => "francine.lima@ufla.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116361 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 611 "inscrito_id" => 204 "titulo" => "CONTRIBUTOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO PARA A INDUÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES" "resumo" => "Este painel objetiva debater sobre as contribuições da pesquisa-formação para indução de professores iniciantes a partir do relato de pesquisas realizadas por três instituições de Ensino Superior públicas, tendo a pesquisa-formação como caminho para a indução de professores iniciantes. Ele se inscreve no campo de investigação sobre a formação de professores com foco no desenvolvimento profissional docente. Seu primeiro texto destaca pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Ceará, trazendo para o centro das discussões as reflexões sobre a trajetória de professores iniciantes cearenses em contexto de pesquisa-formação. O segundo texto, analisa as narrativas de professores em situação de inserção profissional docente, no contexto dos Grupos de Indução com pesquisa-formação realizada pelo Grupo de Pesquisa FOPPE, da Universidade Federal de Santa Catarina. O terceiro texto relata uma pesquisa-formação desenvolvida com supervisores pedagógicos (SP) do Sul de Minas Gerais, cujo intuito foi o de fomentar diálogos e estudos acerca do papel de formadores de professores que os SP possuem em benefício do acolhimento e da indução de professores iniciantes. As pesquisas empreendidas revelam o potencial da pesquisa-formação para a indução de professores iniciantes, configurando-a como dispositivo investigativo e de formação que favorece o diálogo e a partilha de ideias, reflexões e dilemas vividos no dia a dia da escola pelos docentes iniciantes. Explicitam também a potência dos estudos, das práticas de acolhimento e de acompanhamento no desenvolvimento dos pesquisadores formadores e dos professores iniciantes, processos marcados pela mutualidade e reflexão entre pares durante os encontros formativos na/da pesquisa-formação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID204_TB611_07092024203050.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCINE LIMA" "autor_email" => "francine.lima@ufla.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }