A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116465 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 112 "titulo" => "A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O curso de Psicopedagogia forma profissionais para atuar na investigação e promoção de mudanças em relação aos processos de desenvolvimento cognitivos, emocionais ou pedagógicos. Para uma atuação efetiva, tanto em nível institucional como clínico, o psicopedagogo precisa dominar a utilização de instrumentos diagnósticos e conhecer a aplicação de métodos de intervenção psicopedagógica, com um olhar atento para as diferentes formas de aprendizagem. A formação em Psicopedagogia pode ser feita tanto na modalidade presencial quanto a distância, com os estágios realizados de forma presencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, para identificar se os alunos dos cursos de Psicopedagogia em EaD, consideram sua aprendizagem adequada para a atuação profissional. Participaram 59 alunos do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, na modalidade semipresencial, que responderam a questões disponibilizadas em formulário online, com três perguntas fechadas e duas abertas, sobre a qualidade das aulas em EaD e como percebem sua formação profissional nessa modalidade. As respostas foram analisadas com a contribuição teórica da Análise do Discurso, de Bardin (2016) e, a partir da análise realizada, observou-se que a maioria dos alunos está confortável e satisfeita com a modalidade de ensino enfatizando, inclusive, que tiveram bom aproveitamento, enquanto um pequeno número não aprova essa alternativa, devido a uma série de questões pessoais, mas optou pelo ensino a distância devido à flexibilidade de horários. Pode-se afirmar que a formação de psicopedagogos, na modalidade a distância, contribui para que os profissionais tenham uma ampla visão do processo de aprendizagem e possam atuar de forma eficiente." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID112_TB769_21082024165714.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONETE HAIDUKE" "autor_nome_curto" => "IVONETE HAIDUKE" "autor_email" => "ivonetehaiduke15@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116465 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 769 "inscrito_id" => 112 "titulo" => "A FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O curso de Psicopedagogia forma profissionais para atuar na investigação e promoção de mudanças em relação aos processos de desenvolvimento cognitivos, emocionais ou pedagógicos. Para uma atuação efetiva, tanto em nível institucional como clínico, o psicopedagogo precisa dominar a utilização de instrumentos diagnósticos e conhecer a aplicação de métodos de intervenção psicopedagógica, com um olhar atento para as diferentes formas de aprendizagem. A formação em Psicopedagogia pode ser feita tanto na modalidade presencial quanto a distância, com os estágios realizados de forma presencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, para identificar se os alunos dos cursos de Psicopedagogia em EaD, consideram sua aprendizagem adequada para a atuação profissional. Participaram 59 alunos do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, na modalidade semipresencial, que responderam a questões disponibilizadas em formulário online, com três perguntas fechadas e duas abertas, sobre a qualidade das aulas em EaD e como percebem sua formação profissional nessa modalidade. As respostas foram analisadas com a contribuição teórica da Análise do Discurso, de Bardin (2016) e, a partir da análise realizada, observou-se que a maioria dos alunos está confortável e satisfeita com a modalidade de ensino enfatizando, inclusive, que tiveram bom aproveitamento, enquanto um pequeno número não aprova essa alternativa, devido a uma série de questões pessoais, mas optou pelo ensino a distância devido à flexibilidade de horários. Pode-se afirmar que a formação de psicopedagogos, na modalidade a distância, contribui para que os profissionais tenham uma ampla visão do processo de aprendizagem e possam atuar de forma eficiente." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID112_TB769_21082024165714.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONETE HAIDUKE" "autor_nome_curto" => "IVONETE HAIDUKE" "autor_email" => "ivonetehaiduke15@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }