O presente painel se inscreve na proposta do eixo: “Saberes da Didática e Processos de Currículo e de Avaliação na Escola Democrática”, pois, articula três pesquisas que experimentam os subsídios de aportes críticos da Educação para interpretar a realidade das interações ensino/aprendizagem, seja em um projeto social, na alfabetização de jovens, adultos e idosos, ou na formação de professores, no curso de Pedagogia ou ainda, na escola pública, ouvindo as narrativas de jovens sobre a aprendizagem histórica e os modos de avaliação na sala de aula, no nível médio, da Educação Básica. Os três estudos acadêmicos estão vinculados a Grupos de Pesquisa inscritos no CNPQ. Essas são pesquisas implicadas com a educação para a emancipação social de juventudes socialmente vulneráveis, adultos trabalhadores, populações de comunidades tradicionais e com os futuros docentes, egressos da Licenciatura em Pedagogia. A busca de estratégias legítimas para assegurar a democratização do acesso ao conhecimento move o debate que emana dos trabalhos que compõem este painel. Cada trabalho adota percursos metodológicos rigorosos, com procedimentos como: análise documental; estudo qualitativo e pesquisa educacional a partir da interpretação de narrativas. Os principais resultados dos estudos são do campo da Didática Crítica, pois, articulam currículo, ensino/aprendizagem e avaliação, sinalizando pistas para promoção de uma educação comprometida, inclusiva e historicamente multirreferenciada. Este painel apresenta a oportunidades de transversalizar algumas discussões sobre aportes teórico-metodológicos acerca da qualidade da educação, ressignificando o papel do educador, das metodologias, dos modos de acompanhamento da aprendizagem, projetando práticas avaliativas mais significativas, geradoras de aprendizagem.