PRÁTICAS AVALIATIVAS E ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EM DIVERSOS CONTEXTOS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116419 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 935 "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS E ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EM DIVERSOS CONTEXTOS" "resumo" => "O presente painel se inscreve na proposta do eixo: “Saberes da Didática e Processos de Currículo e de Avaliação na Escola Democrática”, pois, articula três pesquisas que experimentam os subsídios de aportes críticos da Educação para interpretar a realidade das interações ensino/aprendizagem, seja em um projeto social, na alfabetização de jovens, adultos e idosos, ou na formação de professores, no curso de Pedagogia ou ainda, na escola pública, ouvindo as narrativas de jovens sobre a aprendizagem histórica e os modos de avaliação na sala de aula, no nível médio, da Educação Básica. Os três estudos acadêmicos estão vinculados a Grupos de Pesquisa inscritos no CNPQ. Essas são pesquisas implicadas com a educação para a emancipação social de juventudes socialmente vulneráveis, adultos trabalhadores, populações de comunidades tradicionais e com os futuros docentes, egressos da Licenciatura em Pedagogia. A busca de estratégias legítimas para assegurar a democratização do acesso ao conhecimento move o debate que emana dos trabalhos que compõem este painel. Cada trabalho adota percursos metodológicos rigorosos, com procedimentos como: análise documental; estudo qualitativo e pesquisa educacional a partir da interpretação de narrativas. Os principais resultados dos estudos são do campo da Didática Crítica, pois, articulam currículo, ensino/aprendizagem e avaliação, sinalizando pistas para promoção de uma educação comprometida, inclusiva e historicamente multirreferenciada. Este painel apresenta a oportunidades de transversalizar algumas discussões sobre aportes teórico-metodológicos acerca da qualidade da educação, ressignificando o papel do educador, das metodologias, dos modos de acompanhamento da aprendizagem, projetando práticas avaliativas mais significativas, geradoras de aprendizagem." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID935_TB703_09102024091343.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA DO SOCORR" "autor_email" => "mscalmeida@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116419 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 703 "inscrito_id" => 935 "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS E ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EM DIVERSOS CONTEXTOS" "resumo" => "O presente painel se inscreve na proposta do eixo: “Saberes da Didática e Processos de Currículo e de Avaliação na Escola Democrática”, pois, articula três pesquisas que experimentam os subsídios de aportes críticos da Educação para interpretar a realidade das interações ensino/aprendizagem, seja em um projeto social, na alfabetização de jovens, adultos e idosos, ou na formação de professores, no curso de Pedagogia ou ainda, na escola pública, ouvindo as narrativas de jovens sobre a aprendizagem histórica e os modos de avaliação na sala de aula, no nível médio, da Educação Básica. Os três estudos acadêmicos estão vinculados a Grupos de Pesquisa inscritos no CNPQ. Essas são pesquisas implicadas com a educação para a emancipação social de juventudes socialmente vulneráveis, adultos trabalhadores, populações de comunidades tradicionais e com os futuros docentes, egressos da Licenciatura em Pedagogia. A busca de estratégias legítimas para assegurar a democratização do acesso ao conhecimento move o debate que emana dos trabalhos que compõem este painel. Cada trabalho adota percursos metodológicos rigorosos, com procedimentos como: análise documental; estudo qualitativo e pesquisa educacional a partir da interpretação de narrativas. Os principais resultados dos estudos são do campo da Didática Crítica, pois, articulam currículo, ensino/aprendizagem e avaliação, sinalizando pistas para promoção de uma educação comprometida, inclusiva e historicamente multirreferenciada. Este painel apresenta a oportunidades de transversalizar algumas discussões sobre aportes teórico-metodológicos acerca da qualidade da educação, ressignificando o papel do educador, das metodologias, dos modos de acompanhamento da aprendizagem, projetando práticas avaliativas mais significativas, geradoras de aprendizagem." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID935_TB703_09102024091343.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA DO SOCORR" "autor_email" => "mscalmeida@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }