Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

PRÁTICAS AVALIATIVAS E ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EM DIVERSOS CONTEXTOS

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116419
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 935
    "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS E ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EM DIVERSOS CONTEXTOS"
    "resumo" => "O presente painel se inscreve na proposta do eixo: “Saberes da Didática e Processos de Currículo e de Avaliação na Escola Democrática”, pois, articula três pesquisas que experimentam os subsídios de aportes críticos da Educação para interpretar a realidade das interações ensino/aprendizagem, seja em um projeto social, na alfabetização de jovens, adultos e idosos, ou na formação de professores, no curso de Pedagogia ou ainda, na escola pública, ouvindo as narrativas de jovens sobre a aprendizagem histórica e os modos de avaliação na sala de aula, no nível médio, da Educação Básica. Os três estudos acadêmicos estão vinculados a Grupos de Pesquisa inscritos no CNPQ. Essas são pesquisas implicadas com a educação para a emancipação social de juventudes socialmente vulneráveis, adultos trabalhadores, populações de comunidades tradicionais e com os futuros docentes, egressos da Licenciatura em Pedagogia. A busca de estratégias legítimas para assegurar a democratização do acesso ao conhecimento move o debate que emana dos trabalhos que compõem este painel. Cada trabalho adota percursos metodológicos rigorosos, com procedimentos como: análise documental; estudo qualitativo e pesquisa educacional a partir da interpretação de narrativas. Os principais resultados dos estudos são do campo da Didática Crítica, pois, articulam currículo, ensino/aprendizagem e avaliação, sinalizando pistas para promoção de uma educação comprometida, inclusiva e historicamente multirreferenciada. Este painel apresenta a oportunidades de transversalizar algumas discussões sobre aportes teórico-metodológicos acerca da qualidade da educação, ressignificando o papel do educador, das metodologias, dos modos de acompanhamento da aprendizagem, projetando práticas avaliativas mais significativas, geradoras de aprendizagem."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID935_TB703_09102024091343.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DO SOCORR"
    "autor_email" => "mscalmeida@uneb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116419
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 935
    "titulo" => "PRÁTICAS AVALIATIVAS E ACOMPANHAMENTO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EM DIVERSOS CONTEXTOS"
    "resumo" => "O presente painel se inscreve na proposta do eixo: “Saberes da Didática e Processos de Currículo e de Avaliação na Escola Democrática”, pois, articula três pesquisas que experimentam os subsídios de aportes críticos da Educação para interpretar a realidade das interações ensino/aprendizagem, seja em um projeto social, na alfabetização de jovens, adultos e idosos, ou na formação de professores, no curso de Pedagogia ou ainda, na escola pública, ouvindo as narrativas de jovens sobre a aprendizagem histórica e os modos de avaliação na sala de aula, no nível médio, da Educação Básica. Os três estudos acadêmicos estão vinculados a Grupos de Pesquisa inscritos no CNPQ. Essas são pesquisas implicadas com a educação para a emancipação social de juventudes socialmente vulneráveis, adultos trabalhadores, populações de comunidades tradicionais e com os futuros docentes, egressos da Licenciatura em Pedagogia. A busca de estratégias legítimas para assegurar a democratização do acesso ao conhecimento move o debate que emana dos trabalhos que compõem este painel. Cada trabalho adota percursos metodológicos rigorosos, com procedimentos como: análise documental; estudo qualitativo e pesquisa educacional a partir da interpretação de narrativas. Os principais resultados dos estudos são do campo da Didática Crítica, pois, articulam currículo, ensino/aprendizagem e avaliação, sinalizando pistas para promoção de uma educação comprometida, inclusiva e historicamente multirreferenciada. Este painel apresenta a oportunidades de transversalizar algumas discussões sobre aportes teórico-metodológicos acerca da qualidade da educação, ressignificando o papel do educador, das metodologias, dos modos de acompanhamento da aprendizagem, projetando práticas avaliativas mais significativas, geradoras de aprendizagem."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID935_TB703_09102024091343.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DA COSTA E ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA DO SOCORR"
    "autor_email" => "mscalmeida@uneb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente painel se inscreve na proposta do eixo: “Saberes da Didática e Processos de Currículo e de Avaliação na Escola Democrática”, pois, articula três pesquisas que experimentam os subsídios de aportes críticos da Educação para interpretar a realidade das interações ensino/aprendizagem, seja em um projeto social, na alfabetização de jovens, adultos e idosos, ou na formação de professores, no curso de Pedagogia ou ainda, na escola pública, ouvindo as narrativas de jovens sobre a aprendizagem histórica e os modos de avaliação na sala de aula, no nível médio, da Educação Básica. Os três estudos acadêmicos estão vinculados a Grupos de Pesquisa inscritos no CNPQ. Essas são pesquisas implicadas com a educação para a emancipação social de juventudes socialmente vulneráveis, adultos trabalhadores, populações de comunidades tradicionais e com os futuros docentes, egressos da Licenciatura em Pedagogia. A busca de estratégias legítimas para assegurar a democratização do acesso ao conhecimento move o debate que emana dos trabalhos que compõem este painel. Cada trabalho adota percursos metodológicos rigorosos, com procedimentos como: análise documental; estudo qualitativo e pesquisa educacional a partir da interpretação de narrativas. Os principais resultados dos estudos são do campo da Didática Crítica, pois, articulam currículo, ensino/aprendizagem e avaliação, sinalizando pistas para promoção de uma educação comprometida, inclusiva e historicamente multirreferenciada. Este painel apresenta a oportunidades de transversalizar algumas discussões sobre aportes teórico-metodológicos acerca da qualidade da educação, ressignificando o papel do educador, das metodologias, dos modos de acompanhamento da aprendizagem, projetando práticas avaliativas mais significativas, geradoras de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.