Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DAS MARGENS DA SOCIEDADE AOS PALCOS DA ESCOLA: O TRABALHO COM A CULTURA CIGANA ATRAVÉS DO TEATRO

Palavra-chaves: CULTURA CIGANA, INTERAÇÃO, TEATRO Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
0 of 0
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11623 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "DAS MARGENS DA SOCIEDADE AOS PALCOS DA ESCOLA: O TRABALHO COM A CULTURA CIGANA ATRAVÉS DO TEATRO" "resumo" => "O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através da aplicação de uma sequência didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula durante o semestre 2014.2 pelo Projeto Cultura, Literatura e Criatividade: Do erudito ao popular (CLIC), pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de letras, habilitação em língua portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por objetivo demonstrar a eficácia de se trabalhar com o gênero peça teatral na sala de aula como forma dos alunos apreendem de modo pragmático os conhecimentos adquiridos acerca de determinado tema, no caso, a cultura cigana, além de tornar as aulas mais dinâmicas com a participação efetiva de todos, o que permite que o aluno sinta-se protagonista no processo de ensino/aprendizagem e não um mero receptor do que explana o professor. Para tanto, serão utilizados como pressupostos teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), além das pesquisas de autores como Oliveira (2011), Branquinho (2010), Geraldi (2006) e Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004). Agregando teoria e prática, o trabalho realizado com a sequência permitiu perceber que é possível atrelar o trabalho com a língua portuguesa à cultura e que este enlace contribui de forma significativa para a formação do aluno enquanto cidadão, a partir do momento que ele, além de conhecer uma cultura distinta da sua, pode através do teatro vivenciar aquela realidade.O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através da aplicação de uma sequência didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ra" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "CULTURA CIGANA, INTERAÇÃO, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID447_29062015182342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA" "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11623 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "DAS MARGENS DA SOCIEDADE AOS PALCOS DA ESCOLA: O TRABALHO COM A CULTURA CIGANA ATRAVÉS DO TEATRO" "resumo" => "O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através da aplicação de uma sequência didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula durante o semestre 2014.2 pelo Projeto Cultura, Literatura e Criatividade: Do erudito ao popular (CLIC), pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de letras, habilitação em língua portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por objetivo demonstrar a eficácia de se trabalhar com o gênero peça teatral na sala de aula como forma dos alunos apreendem de modo pragmático os conhecimentos adquiridos acerca de determinado tema, no caso, a cultura cigana, além de tornar as aulas mais dinâmicas com a participação efetiva de todos, o que permite que o aluno sinta-se protagonista no processo de ensino/aprendizagem e não um mero receptor do que explana o professor. Para tanto, serão utilizados como pressupostos teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), além das pesquisas de autores como Oliveira (2011), Branquinho (2010), Geraldi (2006) e Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004). Agregando teoria e prática, o trabalho realizado com a sequência permitiu perceber que é possível atrelar o trabalho com a língua portuguesa à cultura e que este enlace contribui de forma significativa para a formação do aluno enquanto cidadão, a partir do momento que ele, além de conhecer uma cultura distinta da sua, pode através do teatro vivenciar aquela realidade.O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através da aplicação de uma sequência didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ra" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "CULTURA CIGANA, INTERAÇÃO, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID447_29062015182342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA" "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através da aplicação de uma sequência didática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raul Córdula durante o semestre 2014.2 pelo Projeto Cultura, Literatura e Criatividade: Do erudito ao popular (CLIC), pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de letras, habilitação em língua portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por objetivo demonstrar a eficácia de se trabalhar com o gênero peça teatral na sala de aula como forma dos alunos apreendem de modo pragmático os conhecimentos adquiridos acerca de determinado tema, no caso, a cultura cigana, além de tornar as aulas mais dinâmicas com a participação efetiva de todos, o que permite que o aluno sinta-se protagonista no processo de ensino/aprendizagem e não um mero receptor do que explana o professor. Para tanto, serão utilizados como pressupostos teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), além das pesquisas de autores como Oliveira (2011), Branquinho (2010), Geraldi (2006) e Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004). Agregando teoria e prática, o trabalho realizado com a sequência permitiu perceber que é possível atrelar o trabalho com a língua portuguesa à cultura e que este enlace contribui de forma significativa para a formação do aluno enquanto cidadão, a partir do momento que ele, além de conhecer uma cultura distinta da sua, pode através do teatro vivenciar aquela realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.