CRISE DA ÁGUA E ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA GEOGRÁFICA PAISAGEM
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11620 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 737 "titulo" => "CRISE DA ÁGUA E ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA GEOGRÁFICA PAISAGEM" "resumo" => "Haja vista ser a água uma temática que está atraindo a atenção da sociedade em geral, fazendo parte da Geografia Física, considerada complicada pela maioria dos alunos quando se está lecionando nas escolas de nível básico, considera-se pertinente estimular a construção de conceitos para torná-los significativos no cotidiano dos alunos, sobretudo por verificar-se que as informações divulgadas nas mídias, muitas vezes, não correspondem à realidade ou tentam maquiá-la em virtude de interesses políticos. Mediante o exposto, o presente artigo propõe-se a analisar os desdobramentos de um projeto de intervenção e/ou colaboração desenvolvido no âmbito do Subprojeto Geografia, PIBID/CAPES/UEPB, em turma do 9º ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand, Campina Grande, PB. O mencionado projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano letivo 2015, buscando contribuir para o desenvolvimento da reflexão e consciência social/política dos alunos, a partir de aulas expositivas, debates, realização de dinâmicas e atividades coletivas envolvendo opiniões, pontos de vista, mediações e técnicas enquanto instrumentos da produção do espaço escolar. Como resultados preliminares, verifica-se que os alunos vem desvendando as causas reais dos problemas que o Brasil, mais precisamente a região Semiárida vem enfrentando com a “falta d’água”, na medida em que se vem fomentando discussões sobre tal paisagem, tanto nos aspectos do meio físico, do clima, quanto nas questões sociais e políticas, estimulando-os ao exercício de cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA PAISAGEM, ÁGUA NO SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID737_01072015113433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO" "autor_email" => "carlosaugustoh.001@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11620 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 737 "titulo" => "CRISE DA ÁGUA E ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DA CATEGORIA GEOGRÁFICA PAISAGEM" "resumo" => "Haja vista ser a água uma temática que está atraindo a atenção da sociedade em geral, fazendo parte da Geografia Física, considerada complicada pela maioria dos alunos quando se está lecionando nas escolas de nível básico, considera-se pertinente estimular a construção de conceitos para torná-los significativos no cotidiano dos alunos, sobretudo por verificar-se que as informações divulgadas nas mídias, muitas vezes, não correspondem à realidade ou tentam maquiá-la em virtude de interesses políticos. Mediante o exposto, o presente artigo propõe-se a analisar os desdobramentos de um projeto de intervenção e/ou colaboração desenvolvido no âmbito do Subprojeto Geografia, PIBID/CAPES/UEPB, em turma do 9º ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand, Campina Grande, PB. O mencionado projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano letivo 2015, buscando contribuir para o desenvolvimento da reflexão e consciência social/política dos alunos, a partir de aulas expositivas, debates, realização de dinâmicas e atividades coletivas envolvendo opiniões, pontos de vista, mediações e técnicas enquanto instrumentos da produção do espaço escolar. Como resultados preliminares, verifica-se que os alunos vem desvendando as causas reais dos problemas que o Brasil, mais precisamente a região Semiárida vem enfrentando com a “falta d’água”, na medida em que se vem fomentando discussões sobre tal paisagem, tanto nos aspectos do meio físico, do clima, quanto nas questões sociais e políticas, estimulando-os ao exercício de cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA PAISAGEM, ÁGUA NO SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID737_01072015113433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS AUGUSTO BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS AUGUSTO" "autor_email" => "carlosaugustoh.001@hotmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }