A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EDUCADORES: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116377 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 1454 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EDUCADORES: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS" "resumo" => "Unir os Saberes da Didática para a formação e o desenvolvimento de profissionais da Educação em prol da Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamental para práticas pedagógicas equitativas e antirracistas. O primeiro artigo destaca a importância de reflexões formativas, no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, em Manaus, para fortalecer práticas pedagógicas e promover a equidade educacional nas escolas do Amazonas. A análise das leis 10.639/03 e 11.645/08 e seus impactos na educação básica reforça a necessidade de práticas pedagógicas alinhadas à educação das relações étnico-raciais e antirracistas. O segundo trabalho explora o papel da literatura infantil para fomentar a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Infantil, analisando os limites e potencialidades das propostas de formação continuada sobre o tema em São Carlos. O tempo reduzido foi um limite, e as estratégias de troca de saberes e linguagens artísticas foram potencialidades. O terceiro artigo analisa a adequação dos cursos de Licenciatura em Música às Diretrizes Curriculares Nacionais para a ERER, revelando um distanciamento entre as propostas documentais e a percepção dos estudantes, evidenciando a necessidade de maior integração dos conteúdos das diretrizes nos currículos. Os três trabalhos enfatizam a relevância da ERER na formação de educadores, destacando a necessidade de políticas estruturadas, formação continuada eficaz e a inclusão das diretrizes curriculares para promover uma educação que valorize e respeite a diversidade étnico-racial, essencial para uma sociedade mais justa e equitativa." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1454_TB637_01102024153821.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYODELE FLORIANO SILVA" "autor_nome_curto" => "Ayodele" "autor_email" => "ayodelenina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116377 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 637 "inscrito_id" => 1454 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EDUCADORES: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS" "resumo" => "Unir os Saberes da Didática para a formação e o desenvolvimento de profissionais da Educação em prol da Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamental para práticas pedagógicas equitativas e antirracistas. O primeiro artigo destaca a importância de reflexões formativas, no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, em Manaus, para fortalecer práticas pedagógicas e promover a equidade educacional nas escolas do Amazonas. A análise das leis 10.639/03 e 11.645/08 e seus impactos na educação básica reforça a necessidade de práticas pedagógicas alinhadas à educação das relações étnico-raciais e antirracistas. O segundo trabalho explora o papel da literatura infantil para fomentar a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na Educação Infantil, analisando os limites e potencialidades das propostas de formação continuada sobre o tema em São Carlos. O tempo reduzido foi um limite, e as estratégias de troca de saberes e linguagens artísticas foram potencialidades. O terceiro artigo analisa a adequação dos cursos de Licenciatura em Música às Diretrizes Curriculares Nacionais para a ERER, revelando um distanciamento entre as propostas documentais e a percepção dos estudantes, evidenciando a necessidade de maior integração dos conteúdos das diretrizes nos currículos. Os três trabalhos enfatizam a relevância da ERER na formação de educadores, destacando a necessidade de políticas estruturadas, formação continuada eficaz e a inclusão das diretrizes curriculares para promover uma educação que valorize e respeite a diversidade étnico-racial, essencial para uma sociedade mais justa e equitativa." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1454_TB637_01102024153821.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYODELE FLORIANO SILVA" "autor_nome_curto" => "Ayodele" "autor_email" => "ayodelenina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }