O presente artigo busca descrever e analisar respostas, de docentes da educação infantil, acerca da abordagem da temática sobre diferença e diversidade cultural presentes na sala de aula. Ao todo, foram obtidas 32 respostas que se referem ao recorte da educação infantil. Ao ser escolhido esse segmento, a pesquisa tem como base o estudo de (MELO e RIBEIRO 2019) que salientam a importância de refletir sobre as diferenças desde a infância. Cabe pontuar que a coleta destes dados, foi realizada a partir de um questionário construído pelo projeto de extensão “Universidade e escola: trocas de saberes e práticas”, a fim de compreender os desafios presentes no currículo para a realização de uma prática que entenda a diferença e a diversidade cultural como vantagem pedagógica. Tal formulário, realizado no ano de 2022 percorreu grupos de redes sociais com o intuito de obter o maior número possível de respostas. Após a análise dessas respostas, pode-se perceber que grande parte dos docentes trabalham a temática, porém sentem dificuldade de aderência dos pais e da escola para tratar tais questões. A pesquisa se apoia nas leituras de Candau (2020) que trabalha o conceito de interculturalidade crítica, de MELO e RIBEIRO (2019) que ajudam a pensar o papel docente na infância para a educação intercultural e ANDRÉ (2010) que pensa a formação de professores de maneira crítica e política.