O presente estudo se insere na temática geral dos processos de formação e desenvolvimento profissional de professores. Interroga o trabalho docente e as práticas pedagógicas da Educação Física na Educação Infantil. Objetiva conhecer, analisar e compreender a prática pedagógica de professores Educação Física na Educação Infantil em um município do Centro-Oeste brasileiro. Especificamente busca analisar as tendências da produção do conhecimento em âmbito nacional sobre o tema e compreender os conhecimentos docentes sobre sujeito, conteúdo, contexto e pedagógico geral dos professores participantes. Fundamentado nos princípios e métodos da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, exploratório e intervenção-pedagógica, o estudo assume como sujeitos de pesquisa um grupo de vinte e sete professores da rede municipal investigada. As técnicas para coleta de dados constituem-se no levantamento de material bibliográfico e registro das observações em diário de campo. Os dados estão analisados à luz da análise de conteúdo com elaboração de categorias descritivas pautadas no posicionamento teórico designado ao estudo. A investigação pretende contribuir para o debate acerca da qualidade do trabalho da Educação Física na Educação Infantil, do diálogo da primeira com as especificidades da segunda, além de semear propositivas para presença e pertinência deste professor na primeira etapa da Educação Básica