Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

DIÁLOGO EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
0 of 0
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116197 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 373 "titulo" => "DIÁLOGO EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES." "resumo" => "O painel tem como objetivo propor um diálogo acerca da formação docente no contexto da formação inicial e continuada de professores. Apresenta três pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado Profissional da Uergs na linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências. A primeira tem como objetivo reconhecer as potencialidades do Curso Normal como espaço de formação inicial de professores alicerçado no cotidiano escolar docente. A segunda, se propõe a contextualizar o cotidiano escolar de uma turma denominada de “acelera”, possibilitando os relatos e percepções desses/as educandos/as que se encontram em descompasso na sequência curricular, com relação ao ato de estudar, aprender, de aprovar e/ou reprovar. E, a terceira pesquisa se debruça em discutir sobre a implementação dos planos de carreira e a valorização dos profissionais da educação. Ambas pesquisas utilizam como caminho metodológico a abordagem qualitativa de cunho bibliográfica. Sendo a segunda derivada do produto educacional, se constituindo como uma pesquisa de campo. A fundamentação teórica transita por autores que dialogam com a formação docente, cotidiano, turma de aceleração. A linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências vem ao longo dos anos se posicionando frente a temas presentes na realidade dos educadores que estão na rede de educação básica, contribuindo para novas formas de olhar o ensino, a educação e a formação docente com ênfase na formação inicial e continuadas de professores.O painel tem como objetivo propor um diálogo acerca da formação docente no contexto da formação inicial e continuada de professores. Apresenta três pesquisas de" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID373_TB390_08072024170207.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MACIEL MACHADO MAURENTE" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "viviane-maurente@uergs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116197 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 373 "titulo" => "DIÁLOGO EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES." "resumo" => "O painel tem como objetivo propor um diálogo acerca da formação docente no contexto da formação inicial e continuada de professores. Apresenta três pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado Profissional da Uergs na linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências. A primeira tem como objetivo reconhecer as potencialidades do Curso Normal como espaço de formação inicial de professores alicerçado no cotidiano escolar docente. A segunda, se propõe a contextualizar o cotidiano escolar de uma turma denominada de “acelera”, possibilitando os relatos e percepções desses/as educandos/as que se encontram em descompasso na sequência curricular, com relação ao ato de estudar, aprender, de aprovar e/ou reprovar. E, a terceira pesquisa se debruça em discutir sobre a implementação dos planos de carreira e a valorização dos profissionais da educação. Ambas pesquisas utilizam como caminho metodológico a abordagem qualitativa de cunho bibliográfica. Sendo a segunda derivada do produto educacional, se constituindo como uma pesquisa de campo. A fundamentação teórica transita por autores que dialogam com a formação docente, cotidiano, turma de aceleração. A linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências vem ao longo dos anos se posicionando frente a temas presentes na realidade dos educadores que estão na rede de educação básica, contribuindo para novas formas de olhar o ensino, a educação e a formação docente com ênfase na formação inicial e continuadas de professores.O painel tem como objetivo propor um diálogo acerca da formação docente no contexto da formação inicial e continuada de professores. Apresenta três pesquisas de" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID373_TB390_08072024170207.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MACIEL MACHADO MAURENTE" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "viviane-maurente@uergs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (UERGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O painel tem como objetivo propor um diálogo acerca da formação docente no contexto da formação inicial e continuada de professores. Apresenta três pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado Profissional da Uergs na linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências. A primeira tem como objetivo reconhecer as potencialidades do Curso Normal como espaço de formação inicial de professores alicerçado no cotidiano escolar docente. A segunda, se propõe a contextualizar o cotidiano escolar de uma turma denominada de “acelera”, possibilitando os relatos e percepções desses/as educandos/as que se encontram em descompasso na sequência curricular, com relação ao ato de estudar, aprender, de aprovar e/ou reprovar. E, a terceira pesquisa se debruça em discutir sobre a implementação dos planos de carreira e a valorização dos profissionais da educação. Ambas pesquisas utilizam como caminho metodológico a abordagem qualitativa de cunho bibliográfica. Sendo a segunda derivada do produto educacional, se constituindo como uma pesquisa de campo. A fundamentação teórica transita por autores que dialogam com a formação docente, cotidiano, turma de aceleração. A linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências vem ao longo dos anos se posicionando frente a temas presentes na realidade dos educadores que estão na rede de educação básica, contribuindo para novas formas de olhar o ensino, a educação e a formação docente com ênfase na formação inicial e continuadas de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.