Esse painel busca apresentar o debate sobre o trabalho docente na Educação Superior, pensando o movimento de precarização no contexto neoliberal brasileiro. As discussões apresentadas partem de algumas experiências investigativas que problematizam as influências das articulações dos interesses do Estado e suas políticas institucionais para a condição do trabalho docente. Os trabalhos que compõem este painel articulam-se com pontos de partidas diferentes para apresentarem reflexões comuns sobre as questões relacionadas à precarização do trabalho docente na Educação Superior e a forma como esse debate vem sendo tratado nas pesquisas em educação. Nesse sentido, o primeiro trabalho objetiva identificar quais são os debates teórico-metodológicos apresentados nas pesquisas publicadas no campo da educação sobre o trabalho docente na Educação Superior e suas reflexões para pensar as políticas institucionais. No que se refere ao segundo trabalho, as autoras apresentam uma pesquisa sobre as percepções dos professores sobre a precarização do trabalho na Educação Superior privada durante a pandemia de COVID-19, analisando o movimento de intensificação do trabalho e os desafios enfrentados pelos professores durante o isolamento social. O terceiro trabalho analisa os impactos da dinâmica do capital financeiro sobre a precarização do trabalho docente no Ensino Superior brasileiro, apontando as transformações neste segmento educacional a partir da valorização do capital em sua etapa financeirizada. Por fim, a articulação destes três estudos permite refletir sobre a necessidade de pensar a ressignificação do papel docente em um contexto de intensificação e precarização do trabalho que vem modificando a própria organização da Educação Superior brasileira.