Os trabalhos deste painel estão costurados pelo mesmo fio: a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido na relação com o ensino de Ciências/Física, buscando ressignificá-lo. São o resultado de pesquisas bibliográficas e apresentam resultados provenientes do esforço em promover um ensino conforme os interesses e necessidades da população sertaneja, considerando a sua diversidade. O primeiro trabalho discute as possibilidades da materialização do ensino de Ciências contextualizado para a convivência com o Semiárido. Mostrou que o ensino de Ciências contextualizado para a convivência com o Semiárido precisa dialogar com os saberes populares sertanejos, problematizar temas locais/regionais, ter comprometimento com questões de cunho socioambiental e ser politizado no sentido de promover a cidadania ativa. Os trabalhos seguintes foram desenvolvidos no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de Física e discutem, apresentando propostas de ensino, sobre as possíveis articulações entre a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido e, respectivamente, o trabalho com fanzines e com a Pedagogia de Projetos. Espera-se que as propostas propiciem o ensino de Física de forma dialógica, crítica e contextualizada com a realidade sertaneja.