A Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade da Educação Básica que sempre esteve às margens das políticas de Estado, compreende uma parcela da população que vive do seu trabalho, heterogênea e constituída por pessoas que foram excluídas do sistema escolar de ensino em algum momento de suas vidas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo verificar o que as produções científicas indicam sobre as causas para o acesso e a permanência, na educação formal, dos estudantes da EJA, tendo como pressuposto as relações recíprocas entre desigualdades sociais e educacionais no âmbito da sociedade de classes antagônicas e a questão do fracasso escolar. É uma pesquisa bibliográfica realizada em três periódicos científicos on-line: Revista Inter-Ação, Revista EJA em Debate e Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Foram identificados onze artigos. A análise dos resumos aponta escassez de pesquisas sobre o fracasso escolar na EJA, além de percepções superficiais que não levam em consideração as desigualdades sociais que os sujeitos da modalidade vivenciam, muito menos que a escola pode contribuir para a produção desse fracasso.