Esse trabalho apresenta um recorte de resultados de pesquisa ainda em andamento que tem por objetivo realizar um estado da arte da produção acadêmica e científica acerca da avaliação educacional, desde o ano de 2005, ano de intensificação das políticas de avaliação externa, até o ano de 2024. Optamos por trazer para essa comunicação, o recorte sobre as produções em artigos no Scielo entre os anos de 2015 e 2020. O estado da arte ou estado do conhecimento pode ser definido como de caráter bibliográfico e busca mapear e compreender os conhecimentos produzidos em determinado campo ou área de estudo. Procuramos estabelecer categorias, considerando os temas mais recorrentes. Isso feito, procedemos às leituras dos textos. Para esse trabalho, procuramos responder a seguinte pergunta: o que os artigos encontrados na base do Scielo, entre os anos de 2015 a 2020, revelam sobre qual é a temática mais recorrente de avaliação educacional, nesses anos? Foram encontrados 54 artigos no período de 2015 a 2020. A resposta à nossa pergunta se concentrou na categoria que denominamos Políticas de Avaliação Educacional, com ênfase nas temáticas da avaliação externa e de larga escala, a partir especialmente de estudos sobre os efeitos do Sistema de Avaliação da Educação Básica SAEB e seus exames como a Prova Brasil, ENEM, Provinha Brasil, ANA, esses dois últimos exames já extintos pelo Ministério da Educação. O estudo revela que há uma lacuna nas produções acerca da avaliação das aprendizagens, em artigos, no período pesquisado.