DISCURSO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DOCENTE COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116108 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 1323 "titulo" => "DISCURSO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DOCENTE COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "O uso de tecnologias digitais nas práticas de ensino é tema discutido em diversos setores, incluindo o educacional e o profissional. Este painel se estrutura a partir de três situações. No primeiro caso, analisa-se o discurso pedagógico em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ofertado no ensino remoto emergencial, durante a Pandemia de Covid-19, utilizando como referencial teórico a obra de Bernstein, a partir do conceito de códigos do autor. A análise do material didádico de uma disciplina, realizada por meio de metodologia mista de investigação, indicou prevalência do padrão de um código restrito, marcando diferenças do processo de ensino presencial. O outro estudo investiga o uso de tecnologias digitais durante o período pandêmico e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação de suas aulas. Discute as implicações do uso de softwares que não foram originalmente projetados para atividades escolares. Com base em aplicação de questionário a professores brasileiros verificou que, apesar do esforço para conhecer e dominar essa tecnologia, a sobrecarga de trabalho e o baixo conhecimento sobre segurança de dados, assim como, a ausência de regulamentação, resultaram na ausência de discussões e preocupação sobre o assunto. Adicionalmente, o terceiro estudo investiga o uso de jogos digitais por professores do ensino fundamental, com base no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade. A partir da aplicação de questionários em docentes do ensino fundamental, obteve resultados que indicam o incentivo dessa tecnologia pelos professores e pelo mercado de trabalho, apesar da limitação de como ocorre o ensino em sala de aula." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1323_TB246_03092024105156.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO JORGE DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.jorge@ifsp.edu.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116108 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 246 "inscrito_id" => 1323 "titulo" => "DISCURSO PEDAGÓGICO NO TRABALHO DOCENTE COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "O uso de tecnologias digitais nas práticas de ensino é tema discutido em diversos setores, incluindo o educacional e o profissional. Este painel se estrutura a partir de três situações. No primeiro caso, analisa-se o discurso pedagógico em um Ambiente Virtual de Aprendizagem ofertado no ensino remoto emergencial, durante a Pandemia de Covid-19, utilizando como referencial teórico a obra de Bernstein, a partir do conceito de códigos do autor. A análise do material didádico de uma disciplina, realizada por meio de metodologia mista de investigação, indicou prevalência do padrão de um código restrito, marcando diferenças do processo de ensino presencial. O outro estudo investiga o uso de tecnologias digitais durante o período pandêmico e os desafios enfrentados pelos professores na adaptação de suas aulas. Discute as implicações do uso de softwares que não foram originalmente projetados para atividades escolares. Com base em aplicação de questionário a professores brasileiros verificou que, apesar do esforço para conhecer e dominar essa tecnologia, a sobrecarga de trabalho e o baixo conhecimento sobre segurança de dados, assim como, a ausência de regulamentação, resultaram na ausência de discussões e preocupação sobre o assunto. Adicionalmente, o terceiro estudo investiga o uso de jogos digitais por professores do ensino fundamental, com base no referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade. A partir da aplicação de questionários em docentes do ensino fundamental, obteve resultados que indicam o incentivo dessa tecnologia pelos professores e pelo mercado de trabalho, apesar da limitação de como ocorre o ensino em sala de aula." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1323_TB246_03092024105156.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO JORGE DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "paulo.jorge@ifsp.edu.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }