As três pesquisas concluídas, de natureza bibliográfica e qualitativa, apresentam alguns contributos teóricos sobre as pedagogias ativas/progressistas à escola da infância. No eixo: Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica abordam especialmente questões sobre ensino e aprendizagem e saberes didáticos na educação infantil. O artigo “Contribuições das pedagogias ativas na educação infantil como meio para uma educação de valorização das experiências infantis” realça a urgência de uma escola da infância com o princípio da liberdade consciente, crítica e criativa, a partir das considerações das pedagogias selecionadas. O artigo “Abordagens pedagógicas e a produção de relatório individual na educação infantil” ressalta o uso do relatório individual como ferramenta de avaliação de aprendizagens infantis que levam em consideração as múltiplas narrativas e os processos experienciais vividos das crianças, desde que inserido num fazer didático planejado e intencional. Suscita, portanto, reflexões que rompem com concepções meramente quantitativas, classificatórias e burocráticas acerca do processo avaliativo. Em “Jogando se aprende: perspectivas teóricas-metodológicas da Abordagem Reggio Emilia à educação infantil”, assume-se o jogo como uma linguagem na qual a criança pode materializar o seu pensar sobre a realidade e atribuir significados. Reivindica uma escuta por meio da narrativa infantil desse brincar, contrapondo-se tanto com o engessamento quanto com o espontaneísmo do trabalho pedagógico no tocante a essa linguagem. Os três textos dialogam nos aspectos: escola da infância e pedagogias ativas; intencionalidade educativa e respeito às aprendizagens a partir das experiências infantis.