ESCOLA DA INFÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DAS PEDAGOGIAS ATIVAS: TRÊS ESTUDOS REFLEXIVOS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116147 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 2030 "titulo" => "ESCOLA DA INFÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DAS PEDAGOGIAS ATIVAS: TRÊS ESTUDOS REFLEXIVOS" "resumo" => "As três pesquisas concluídas, de natureza bibliográfica e qualitativa, apresentam alguns contributos teóricos sobre as pedagogias ativas/progressistas à escola da infância. No eixo: Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica abordam especialmente questões sobre ensino e aprendizagem e saberes didáticos na educação infantil. O artigo “Contribuições das pedagogias ativas na educação infantil como meio para uma educação de valorização das experiências infantis” realça a urgência de uma escola da infância com o princípio da liberdade consciente, crítica e criativa, a partir das considerações das pedagogias selecionadas. O artigo “Abordagens pedagógicas e a produção de relatório individual na educação infantil” ressalta o uso do relatório individual como ferramenta de avaliação de aprendizagens infantis que levam em consideração as múltiplas narrativas e os processos experienciais vividos das crianças, desde que inserido num fazer didático planejado e intencional. Suscita, portanto, reflexões que rompem com concepções meramente quantitativas, classificatórias e burocráticas acerca do processo avaliativo. Em “Jogando se aprende: perspectivas teóricas-metodológicas da Abordagem Reggio Emilia à educação infantil”, assume-se o jogo como uma linguagem na qual a criança pode materializar o seu pensar sobre a realidade e atribuir significados. Reivindica uma escuta por meio da narrativa infantil desse brincar, contrapondo-se tanto com o engessamento quanto com o espontaneísmo do trabalho pedagógico no tocante a essa linguagem. Os três textos dialogam nos aspectos: escola da infância e pedagogias ativas; intencionalidade educativa e respeito às aprendizagens a partir das experiências infantis." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2030_TB305_23072024113258.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SOMMERHALDER" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "sommeraline1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116147 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 2030 "titulo" => "ESCOLA DA INFÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DAS PEDAGOGIAS ATIVAS: TRÊS ESTUDOS REFLEXIVOS" "resumo" => "As três pesquisas concluídas, de natureza bibliográfica e qualitativa, apresentam alguns contributos teóricos sobre as pedagogias ativas/progressistas à escola da infância. No eixo: Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica abordam especialmente questões sobre ensino e aprendizagem e saberes didáticos na educação infantil. O artigo “Contribuições das pedagogias ativas na educação infantil como meio para uma educação de valorização das experiências infantis” realça a urgência de uma escola da infância com o princípio da liberdade consciente, crítica e criativa, a partir das considerações das pedagogias selecionadas. O artigo “Abordagens pedagógicas e a produção de relatório individual na educação infantil” ressalta o uso do relatório individual como ferramenta de avaliação de aprendizagens infantis que levam em consideração as múltiplas narrativas e os processos experienciais vividos das crianças, desde que inserido num fazer didático planejado e intencional. Suscita, portanto, reflexões que rompem com concepções meramente quantitativas, classificatórias e burocráticas acerca do processo avaliativo. Em “Jogando se aprende: perspectivas teóricas-metodológicas da Abordagem Reggio Emilia à educação infantil”, assume-se o jogo como uma linguagem na qual a criança pode materializar o seu pensar sobre a realidade e atribuir significados. Reivindica uma escuta por meio da narrativa infantil desse brincar, contrapondo-se tanto com o engessamento quanto com o espontaneísmo do trabalho pedagógico no tocante a essa linguagem. Os três textos dialogam nos aspectos: escola da infância e pedagogias ativas; intencionalidade educativa e respeito às aprendizagens a partir das experiências infantis." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2030_TB305_23072024113258.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SOMMERHALDER" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "sommeraline1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }