Os trabalhos delineados em tela versam sobre as possibilidades e os desafios de desenvolvimentos de Sequências Didáticas (SD) com vistas a formação crítica voltadas para o Ensino de Ciências. Primeiramente sublinhamos a elaboração de uma SD para no contexto do Ensino Médio de questões relacionadas às cartelas de medicamentos e os malefícios causados por sua destinação errônea, podendo ocasionar danos à saúde e ao meio ambiente. Nesse contexto, tal estudo pode contribuir com a construção do conhecimento científico e social a respeito de uma temática importante para a sociedade, buscando minimizar os riscos provocados pelo descarte incorreto desse resíduo. Também destacamos as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) deslindada nesse manuscrito, a saber: I) saberes ambientais; II) ampliação de conceitos científicos; III) desenvolvimento de competência crítica e reflexiva. Por último, abordamos os desafios inerentes para elaboração de práticas pedagógicas no período pandêmico para desenvolvimento de atividades ancoradas nesses preceitos crítico, reflexivo, científico, social, sobretudo de/para a formação humana. Por meio dessas três propostas inferimos a importância no desenvolvimento de ações didáticas na educação básica neste cenário desenhado pela COVID-19 e para os desafios concernentes pós-pandemia.