Neste painel apresentamos uma discussão sobre saberes didáticos e disciplinares, tecendo conceitos considerados centrais para a didática a partir da pedagogia proposta por Herbart. Partimos da fundamentação teórica e metodológica da Análise de Discurso, na linha franco-brasileira pautada em Orlandi, para produzir sentidos que corroborem para a construção de discussões profícuas no campo didático. Os principais resultados sinalizam o pioneirismo de Herbart em torno do conceito de interesse e proposições formativas de um educador que demanda maior reflexão e pesquisa. Apresentamos, também, os resultados de duas investigações realizadas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. A primeira versa sobre práticas de ensino desenvolvidas com o objetivo de favorecer a alfabetização científica e tecnológica (ACT) e a inclusão de uma estudante surda, em um Curso Técnico em Informática. Fundamentados nas discussões da ACT e nos princípios da educação inclusiva, as práticas de ensino contribuíram para a aprendizagem dos estudantes, no âmbito da disciplina de Fundamentos e Suporte Técnico, e para a inclusão da estudante surda no espaço educacional. Partindo-se dos pressupostos epistemológicos da educação CTS e de uma abordagem contextualizada de tecnologia, o segundo texto apresenta os resultados de uma pesquisa-ação realizada em um Curso Técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os resultados apontam que a promoção de um ambiente dialógico, aliado a uma abordagem contextualizada, na qual as dimensões sociais da tecnociência são discutidas criticamente, configura-se um caminho promissor para o ensino de tecnologia e para a formação de profissionais críticos, éticos e conscientes da sua responsabilidade social.