DIDÁTICA E FILOSOFIA NOS PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115989 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 1259 "titulo" => "DIDÁTICA E FILOSOFIA NOS PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é refletir sobre como produzimos processos didáticos a partir do diálogo com o pensamento filosófico e processos artísticos contemporâneos na educação da primeira infância. Tal pesquisa é de abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica. O referencial teórico é baseado nos estudos de Larossa (2021), Barbieri (2017), Camnitizer (2016) e Cunha (2021). A partir de reflexões iniciais da pesquisa encontramos achados sobre o processo artístico na escola da infância como investigativa, exploradora, lúdica e protagonista, em uma fase da vida em que somos abertos à descobertas, experimentações e invenções, livres dos filtros castradores e repletos de julgamentos. E o pensamento filosófico como prática e processo pedagógico se configura como importante aliado na promoção de “infâncias” mais livres, plenas e felizes. Aportamos com a ideia de que a prática pedagógica na escola da infância preconize processos cuja arte contemporânea e a filosofia possam contribuir com os processos da educação, encharcando a pedagogia de processos mais criativos e mobilizadores das subjetividades e atuando na formação estética e crítica das crianças." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1259_TB65_01102024171800.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÉSSICA LIMA MARTINS" "autor_nome_curto" => "JESS" "autor_email" => "jesslima@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115989 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 65 "inscrito_id" => 1259 "titulo" => "DIDÁTICA E FILOSOFIA NOS PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é refletir sobre como produzimos processos didáticos a partir do diálogo com o pensamento filosófico e processos artísticos contemporâneos na educação da primeira infância. Tal pesquisa é de abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica. O referencial teórico é baseado nos estudos de Larossa (2021), Barbieri (2017), Camnitizer (2016) e Cunha (2021). A partir de reflexões iniciais da pesquisa encontramos achados sobre o processo artístico na escola da infância como investigativa, exploradora, lúdica e protagonista, em uma fase da vida em que somos abertos à descobertas, experimentações e invenções, livres dos filtros castradores e repletos de julgamentos. E o pensamento filosófico como prática e processo pedagógico se configura como importante aliado na promoção de “infâncias” mais livres, plenas e felizes. Aportamos com a ideia de que a prática pedagógica na escola da infância preconize processos cuja arte contemporânea e a filosofia possam contribuir com os processos da educação, encharcando a pedagogia de processos mais criativos e mobilizadores das subjetividades e atuando na formação estética e crítica das crianças." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1259_TB65_01102024171800.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÉSSICA LIMA MARTINS" "autor_nome_curto" => "JESS" "autor_email" => "jesslima@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }