O objetivo deste trabalho é refletir sobre como produzimos processos didáticos a partir do diálogo com o pensamento filosófico e processos artísticos contemporâneos na educação da primeira infância. Tal pesquisa é de abordagem qualitativa e de tipo bibliográfica. O referencial teórico é baseado nos estudos de Larossa (2021), Barbieri (2017), Camnitizer (2016) e Cunha (2021). A partir de reflexões iniciais da pesquisa encontramos achados sobre o processo artístico na escola da infância como investigativa, exploradora, lúdica e protagonista, em uma fase da vida em que somos abertos à descobertas, experimentações e invenções, livres dos filtros castradores e repletos de julgamentos. E o pensamento filosófico como prática e processo pedagógico se configura como importante aliado na promoção de “infâncias” mais livres, plenas e felizes. Aportamos com a ideia de que a prática pedagógica na escola da infância preconize processos cuja arte contemporânea e a filosofia possam contribuir com os processos da educação, encharcando a pedagogia de processos mais criativos e mobilizadores das subjetividades e atuando na formação estética e crítica das crianças.