A presente proposta sintetiza três investigações sobre as finalidades educativas escolares e as influências dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras. O primeiro estudo analisa o impacto das diretrizes de organismos internacionais como o Banco Mundial nas políticas educacionais de países periféricos ao capitalismo central, destacando como essas orientações se refletem desde documentos oficiais até práticas pedagógicas nas escolas, como é o caso brasileiro. O referencial teórico-metodológico foca-se na análise implícita e explícita dessas políticas que se materializam em programas curriculares e diretrizes que orientam desde a gestão escolar até as práticas dos professores. A segunda pesquisa investiga as percepções de diferentes agentes sociais, incluindo professores, futuros professores, empresários, conselheiros tutelares entre outros, sobre as finalidades da educação escolar a partir da questão para quê servem as escolas? Com uma abordagem crítica, a pesquisa revela como a lógica neoliberal permeia os discursos desses agentes, influenciando direta, ou indiretamente, a educação para reproduzir estruturas de classe e aprofundar desigualdades educativas, reduzindo a escola pública a um espaço de socialização e preparação para o mercado de trabalho. Por fim, a terceira pesquisa, se concentra na visão de líderes religiosos sobre as finalidades educativas da escola pública, descrevendo as percepções desses líderes sobre o que constitui uma boa escola. Os resultados das pesquisas mostram a presença de ideias educacionais neoliberais nas percepções da maioria dos agentes sociais ligados diretamente, ou indiretamente, à educação escolar.