A proposta deste painel é apresentar três pesquisas que buscaram compreender e desenvolver a potencialidade da linguagem cinematográfica enquanto conhecimento que questiona e ressignifica o currículo e a didática em diferentes níveis de ensino. A pesquisadora e os pesquisadores problematizaram a partir de seus trabalhos que o cinema na sua inter-relação com a educação propicia a (re)construção de currículos ao mesmo tempo em que assistir e produzir filmes desenvolvem diferentes pedagogias imagéticas. Por isso, a produção de currículos por meio do cinema é compreendida pela autora e pelos autores como conhecimento que se constitui pelas imagens dessa linguagem e não como recurso a serviço de currículos e didáticas pré-estabelecidas. Dessa forma, as metodologias propostas foram aquelas que vislumbravam as/os participantes inseridas(os) nos processos de construção de outros currículos, com destaque para a pesquisa-ação, a cartografia e a pedagogia da criação. Os referenciais teóricos estavam voltados para pensar-praticar a relação do cinema e da educação em diferentes contextos capazes de enunciar as questões raciais, geracionais e periféricas na construção de currículos e didáticas por meio das imagens cinematográficas, entre eles, a Pedagogia Decolonial, Cinema e Educação e o Trabalho da Educação. Os resultados dessas pesquisas demonstraram que as/os participantes vão constituindo-se também em autoras(es) que sensibilizados pelas imagens assistidas e produzidas, enunciam e criam currículos ao mesmo tempo as didáticas mobilizadas pelo cinema são propostas na relação de ensino-aprendizagem.