A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS FORMADORES DE PROFESSORES
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116063 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 1396 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS FORMADORES DE PROFESSORES" "resumo" => "Este painel trata da formação inicial de professores, destacando suas contribuições e desafios na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo (pPCK) para Ciências Naturais, Matemática e Educação Financeira Escolar. O primeiro estudo, recorte de uma tese de doutorado, analisa como o curso de Licenciatura em Pedagogia da XXX contribui para o pPCK em Ciências Naturais na Educação Infantil. Utilizando o instrumento CoRe e questionários com 140 licenciandos, evidenciou-se a importância do curso na promoção de habilidades críticas e investigativas, valorizando a curiosidade infantil e a confiança dos futuros professores. O segundo estudo, aborda as concepções de professores universitários sobre a Educação Financeira Escolar nas universidades públicas do Paraná. As entrevistas revelaram a necessidade de uma formação interdisciplinar que conecte o conteúdo matemático ao contexto social, preparando futuros professores para uma abordagem integradora da Educação Financeira. O terceiro estudo investiga as dificuldades dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em ministrar Matemática, relacionando-as à formação inicial. A análise com professores da Rede Municipal de Xxxx aponta para a necessidade de reformulação dos currículos dos cursos de Pedagogia e ampliação da carga horária das disciplinas de Matemática. Em conjunto, os estudos reforçam a importância de uma formação inicial robusta que equilibre teoria e prática, promovendo a autonomia investigativa dos professores e integrando disciplinas que atendam às demandas educacionais contemporâneas. As contribuições destacam a necessidade de programas práticos, como o PIBID e a inclusão de tecnologias educacionais para preparar os futuros professores para os desafios do ensino na Educação Infantil e Fundamental." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1396_TB191_02092024182127.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER" "autor_nome_curto" => "TANIA B ZIMER" "autor_email" => "taniatbz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116063 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 1396 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS FORMADORES DE PROFESSORES" "resumo" => "Este painel trata da formação inicial de professores, destacando suas contribuições e desafios na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo (pPCK) para Ciências Naturais, Matemática e Educação Financeira Escolar. O primeiro estudo, recorte de uma tese de doutorado, analisa como o curso de Licenciatura em Pedagogia da XXX contribui para o pPCK em Ciências Naturais na Educação Infantil. Utilizando o instrumento CoRe e questionários com 140 licenciandos, evidenciou-se a importância do curso na promoção de habilidades críticas e investigativas, valorizando a curiosidade infantil e a confiança dos futuros professores. O segundo estudo, aborda as concepções de professores universitários sobre a Educação Financeira Escolar nas universidades públicas do Paraná. As entrevistas revelaram a necessidade de uma formação interdisciplinar que conecte o conteúdo matemático ao contexto social, preparando futuros professores para uma abordagem integradora da Educação Financeira. O terceiro estudo investiga as dificuldades dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em ministrar Matemática, relacionando-as à formação inicial. A análise com professores da Rede Municipal de Xxxx aponta para a necessidade de reformulação dos currículos dos cursos de Pedagogia e ampliação da carga horária das disciplinas de Matemática. Em conjunto, os estudos reforçam a importância de uma formação inicial robusta que equilibre teoria e prática, promovendo a autonomia investigativa dos professores e integrando disciplinas que atendam às demandas educacionais contemporâneas. As contribuições destacam a necessidade de programas práticos, como o PIBID e a inclusão de tecnologias educacionais para preparar os futuros professores para os desafios do ensino na Educação Infantil e Fundamental." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1396_TB191_02092024182127.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER" "autor_nome_curto" => "TANIA B ZIMER" "autor_email" => "taniatbz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }