PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-REDE ESCOLAR-ESCOLA: DA "CAMARADAGEM" A UM “PROJETO INTEGRADO”.
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116157 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 2068 "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-REDE ESCOLAR-ESCOLA: DA "CAMARADAGEM" A UM “PROJETO INTEGRADO”." "resumo" => "Este painel trata de perspectivas para uma Pedagogia do Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (PESPE) em Educação Física (EF) na relação Universidade-Rede Escolar-Escola, tendo como quadro teórico metodológico: docência como profissão (conhecimentos/saberes), aprendizagem profissional e profissionalização do ensino no campo da formação prática; e, como problemática de estudo: quais são os elementos que podem contribuir para uma PESPE? Metodologicamente utilizou estudo exploratório, trabalho construtivo-colaborativo, estudo descritivo; e, como técnicas: fontes bibliográficas, fonte documental, entrevista semiestruturada, oficina pedagógica, reunião pedagógica, análise de conteúdo. Os participantes foram 80 pessoas (estudantes/EF/24, professores de escola/EF/03, professores universitários/EF/02, professores coordenadores/50, professores supervisores/02). Entre os resultados são apontados três eixos: (a): estado do conhecimento – na scoping review (1996-2019_teses/dissertações-ES), os estudos sobre a relação Universidade-Escola apresentaram concentração no eixo Sul/Sudeste (83%) e escassez nas Regiões Norte (3%), Nordeste (11%) e Centro-Oeste (3%), evidenciando a necessidade de pesquisas sobre esta temática. (b) comunidade de prática – os relatórios dos estudantes de EF apontaram que esta comunidade de profissionais de EF revelou-se como espaço de partilha, de desenvolvimento de interações estreitas e horizontais entre diferentes saberes e profissionais, permitindo a transição do conhecimento-para-prática e conhecimento-na-prática para o conhecimento-da-prática. (c) projeto integrado de ES – emergiu de uma equipe de trabalho (Universidade-Diretoria de Ensino) na realização de oficinas pedagógicas (para professores coordenadores) e Encontros de Estágio na Licenciatura, revelando o ES como camaradagem e processo de profissionalização na formação do formador, do professor coordenador como formador e mediador no ES. Concluiu-se pela necessidade de um projeto integrador e política de formação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2068_TB322_10102024182801.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO" "autor_nome_curto" => "Samuel de Souza" "autor_email" => "samuel.souza-neto@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116157 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 2068 "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-REDE ESCOLAR-ESCOLA: DA "CAMARADAGEM" A UM “PROJETO INTEGRADO”." "resumo" => "Este painel trata de perspectivas para uma Pedagogia do Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (PESPE) em Educação Física (EF) na relação Universidade-Rede Escolar-Escola, tendo como quadro teórico metodológico: docência como profissão (conhecimentos/saberes), aprendizagem profissional e profissionalização do ensino no campo da formação prática; e, como problemática de estudo: quais são os elementos que podem contribuir para uma PESPE? Metodologicamente utilizou estudo exploratório, trabalho construtivo-colaborativo, estudo descritivo; e, como técnicas: fontes bibliográficas, fonte documental, entrevista semiestruturada, oficina pedagógica, reunião pedagógica, análise de conteúdo. Os participantes foram 80 pessoas (estudantes/EF/24, professores de escola/EF/03, professores universitários/EF/02, professores coordenadores/50, professores supervisores/02). Entre os resultados são apontados três eixos: (a): estado do conhecimento – na scoping review (1996-2019_teses/dissertações-ES), os estudos sobre a relação Universidade-Escola apresentaram concentração no eixo Sul/Sudeste (83%) e escassez nas Regiões Norte (3%), Nordeste (11%) e Centro-Oeste (3%), evidenciando a necessidade de pesquisas sobre esta temática. (b) comunidade de prática – os relatórios dos estudantes de EF apontaram que esta comunidade de profissionais de EF revelou-se como espaço de partilha, de desenvolvimento de interações estreitas e horizontais entre diferentes saberes e profissionais, permitindo a transição do conhecimento-para-prática e conhecimento-na-prática para o conhecimento-da-prática. (c) projeto integrado de ES – emergiu de uma equipe de trabalho (Universidade-Diretoria de Ensino) na realização de oficinas pedagógicas (para professores coordenadores) e Encontros de Estágio na Licenciatura, revelando o ES como camaradagem e processo de profissionalização na formação do formador, do professor coordenador como formador e mediador no ES. Concluiu-se pela necessidade de um projeto integrador e política de formação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2068_TB322_10102024182801.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DE SOUZA NETO" "autor_nome_curto" => "Samuel de Souza" "autor_email" => "samuel.souza-neto@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }