Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

O PLANEJAMENTO COMPARTILHADO EM QUESTÃO: PROFESSORES INICIANTES E ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE NA DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116142
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "O PLANEJAMENTO COMPARTILHADO EM QUESTÃO: PROFESSORES INICIANTES E ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE NA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho discute sobre a inserção docente e o planejamento compartilhado como estratégia de estabilidade na docência. Apresentamos a fase inicial de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo consiste em compreender como o planejamento compartilhado no contexto da escola de educação básica pode contribuir para a estabilização na docência de professores em inserção profissional. No contexto deste trabalho, objetivamos identificar os sentidos sobre o planejamento nas produções da área da Educação. Teoricamente, ancora-se nas discussões sobre professores iniciantes e estratégias para a estabilidade na docência com Cruz, Hobold e Farias e Cochran-Smith. Como primeira etapa da pesquisa, apresenta-se uma revisão de literatura em torno da análise de 15 artigos do banco de dados da Scielo e dos anais e revista da ANPEd que obtiveram o descritor “planejamento” no título, sem nenhum marco temporal, uma vez que o número de publicações na área e nas bases é incipiente. Tal movimento resulta na compreensão de duas ênfases temáticas preeminentes: 1- planejamento educacional (vinculado às propostas dos sistemas de educação); 2- planejamento de ensino (contextualizado na escola e na construção do fazer docente para a sala de aula). Destacamos que os temas de inclusão, interdisciplinaridade e avaliação aparecem de modo isolado. Concluímos que as discussões sobre o planejamento necessitam de maior investimento teórico, fundamental para pensar a inserção profissional, as práticas colaborativas na escola e a busca do iniciante para a construção coletiva de estabilidade na docência."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1918_TB298_25102024092126.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LETICIA"
    "autor_email" => "leticiaoliveira.s.aufrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116142
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 298
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "O PLANEJAMENTO COMPARTILHADO EM QUESTÃO: PROFESSORES INICIANTES E ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE NA DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho discute sobre a inserção docente e o planejamento compartilhado como estratégia de estabilidade na docência. Apresentamos a fase inicial de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo consiste em compreender como o planejamento compartilhado no contexto da escola de educação básica pode contribuir para a estabilização na docência de professores em inserção profissional. No contexto deste trabalho, objetivamos identificar os sentidos sobre o planejamento nas produções da área da Educação. Teoricamente, ancora-se nas discussões sobre professores iniciantes e estratégias para a estabilidade na docência com Cruz, Hobold e Farias e Cochran-Smith. Como primeira etapa da pesquisa, apresenta-se uma revisão de literatura em torno da análise de 15 artigos do banco de dados da Scielo e dos anais e revista da ANPEd que obtiveram o descritor “planejamento” no título, sem nenhum marco temporal, uma vez que o número de publicações na área e nas bases é incipiente. Tal movimento resulta na compreensão de duas ênfases temáticas preeminentes: 1- planejamento educacional (vinculado às propostas dos sistemas de educação); 2- planejamento de ensino (contextualizado na escola e na construção do fazer docente para a sala de aula). Destacamos que os temas de inclusão, interdisciplinaridade e avaliação aparecem de modo isolado. Concluímos que as discussões sobre o planejamento necessitam de maior investimento teórico, fundamental para pensar a inserção profissional, as práticas colaborativas na escola e a busca do iniciante para a construção coletiva de estabilidade na docência."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1918_TB298_25102024092126.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA OLIVEIRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LETICIA"
    "autor_email" => "leticiaoliveira.s.aufrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho discute sobre a inserção docente e o planejamento compartilhado como estratégia de estabilidade na docência. Apresentamos a fase inicial de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo consiste em compreender como o planejamento compartilhado no contexto da escola de educação básica pode contribuir para a estabilização na docência de professores em inserção profissional. No contexto deste trabalho, objetivamos identificar os sentidos sobre o planejamento nas produções da área da Educação. Teoricamente, ancora-se nas discussões sobre professores iniciantes e estratégias para a estabilidade na docência com Cruz, Hobold e Farias e Cochran-Smith. Como primeira etapa da pesquisa, apresenta-se uma revisão de literatura em torno da análise de 15 artigos do banco de dados da Scielo e dos anais e revista da ANPEd que obtiveram o descritor “planejamento” no título, sem nenhum marco temporal, uma vez que o número de publicações na área e nas bases é incipiente. Tal movimento resulta na compreensão de duas ênfases temáticas preeminentes: 1- planejamento educacional (vinculado às propostas dos sistemas de educação); 2- planejamento de ensino (contextualizado na escola e na construção do fazer docente para a sala de aula). Destacamos que os temas de inclusão, interdisciplinaridade e avaliação aparecem de modo isolado. Concluímos que as discussões sobre o planejamento necessitam de maior investimento teórico, fundamental para pensar a inserção profissional, as práticas colaborativas na escola e a busca do iniciante para a construção coletiva de estabilidade na docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.