Este trabalho discute sobre a inserção docente e o planejamento compartilhado como estratégia de estabilidade na docência. Apresentamos a fase inicial de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo consiste em compreender como o planejamento compartilhado no contexto da escola de educação básica pode contribuir para a estabilização na docência de professores em inserção profissional. No contexto deste trabalho, objetivamos identificar os sentidos sobre o planejamento nas produções da área da Educação. Teoricamente, ancora-se nas discussões sobre professores iniciantes e estratégias para a estabilidade na docência com Cruz, Hobold e Farias e Cochran-Smith. Como primeira etapa da pesquisa, apresenta-se uma revisão de literatura em torno da análise de 15 artigos do banco de dados da Scielo e dos anais e revista da ANPEd que obtiveram o descritor “planejamento” no título, sem nenhum marco temporal, uma vez que o número de publicações na área e nas bases é incipiente. Tal movimento resulta na compreensão de duas ênfases temáticas preeminentes: 1- planejamento educacional (vinculado às propostas dos sistemas de educação); 2- planejamento de ensino (contextualizado na escola e na construção do fazer docente para a sala de aula). Destacamos que os temas de inclusão, interdisciplinaridade e avaliação aparecem de modo isolado. Concluímos que as discussões sobre o planejamento necessitam de maior investimento teórico, fundamental para pensar a inserção profissional, as práticas colaborativas na escola e a busca do iniciante para a construção coletiva de estabilidade na docência.