TORNAR-SE DOCENTE: ESTUDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116072 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 655 "titulo" => "TORNAR-SE DOCENTE: ESTUDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O modo como os docentes aprendem a construir o seu conhecimento profissional é um eixo investigativo que procura evidências das melhores relações entre a teoria e a prática, desde a formação inicial. A constituição de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior e as escolas, apresenta-se como proposta de ajuda na promoção de sinergias formativas contextuais que perpassam o ofício de ser docente. Nesta linha, dar-se-á conta da experiência formativa de estudantes do Curso de Pedagogia, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Edital nº117/2022, da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar como os estudantes avaliam seus conhecimentos profissionais docente a partir das ações de ensino nas escolas campo. Utiliza-se como fonte de dados os formulários de autoavaliação utilizados no decorrer do Programa, seguido da análise de conteúdo. Os resultados destacam maior articulação teórica e prática a partir do processo de reflexividade que foi fomentado ao longo das ações no Programa. As conclusões afirmam sobre o impacto positivo na elaboração de conhecimentos profissionais pelas residentes, decorrente do modo ativo das pesquisas, estudos, partilha, colaboração, concepção de planificações requeridas para o exercício das regências nas escolas campo." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID655_TB200_30072024154535.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALKÍRIA DE JESUS FRANÇA MARTINS" "autor_nome_curto" => "WALKÍRIA" "autor_email" => "walkiria.ma@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116072 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 655 "titulo" => "TORNAR-SE DOCENTE: ESTUDO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O modo como os docentes aprendem a construir o seu conhecimento profissional é um eixo investigativo que procura evidências das melhores relações entre a teoria e a prática, desde a formação inicial. A constituição de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior e as escolas, apresenta-se como proposta de ajuda na promoção de sinergias formativas contextuais que perpassam o ofício de ser docente. Nesta linha, dar-se-á conta da experiência formativa de estudantes do Curso de Pedagogia, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Edital nº117/2022, da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar como os estudantes avaliam seus conhecimentos profissionais docente a partir das ações de ensino nas escolas campo. Utiliza-se como fonte de dados os formulários de autoavaliação utilizados no decorrer do Programa, seguido da análise de conteúdo. Os resultados destacam maior articulação teórica e prática a partir do processo de reflexividade que foi fomentado ao longo das ações no Programa. As conclusões afirmam sobre o impacto positivo na elaboração de conhecimentos profissionais pelas residentes, decorrente do modo ativo das pesquisas, estudos, partilha, colaboração, concepção de planificações requeridas para o exercício das regências nas escolas campo." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID655_TB200_30072024154535.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALKÍRIA DE JESUS FRANÇA MARTINS" "autor_nome_curto" => "WALKÍRIA" "autor_email" => "walkiria.ma@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }