O modo como os docentes aprendem a construir o seu conhecimento profissional é um eixo investigativo que procura evidências das melhores relações entre a teoria e a prática, desde a formação inicial. A constituição de parcerias entre as Instituições de Ensino Superior e as escolas, apresenta-se como proposta de ajuda na promoção de sinergias formativas contextuais que perpassam o ofício de ser docente. Nesta linha, dar-se-á conta da experiência formativa de estudantes do Curso de Pedagogia, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, Edital nº117/2022, da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar como os estudantes avaliam seus conhecimentos profissionais docente a partir das ações de ensino nas escolas campo. Utiliza-se como fonte de dados os formulários de autoavaliação utilizados no decorrer do Programa, seguido da análise de conteúdo. Os resultados destacam maior articulação teórica e prática a partir do processo de reflexividade que foi fomentado ao longo das ações no Programa. As conclusões afirmam sobre o impacto positivo na elaboração de conhecimentos profissionais pelas residentes, decorrente do modo ativo das pesquisas, estudos, partilha, colaboração, concepção de planificações requeridas para o exercício das regências nas escolas campo.