DE COLO EM COLO... AS FAMÍLIAS DE BEBÊS NO CONTEXTO DA CRECHE
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116014 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "DE COLO EM COLO... AS FAMÍLIAS DE BEBÊS NO CONTEXTO DA CRECHE" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar as transições educativas sob o ponto de vista das famílias de bebês, tomando por base uma pesquisa de doutorado, em andamento, em uma creche universitária da cidade de São Paulo. Com o intuito de investigar as percepções das famílias a respeito da inserção na creche foi realizada uma pesquisa, por meio de entrevistas, da qual participaram familiares (sendo três mães e um pai) de três bebês ingressantes no contexto da creche e observações no ambiente institucional. As estratégias utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, observações do cotidiano registradas em diário de campo e captação de cenas em foto. Inspirada em uma perspectiva etnográfica e com um enfoque qualitativo, este momento da pesquisa teve como foco principal conhecer, descrever e analisar as representações das famílias sobre os processos de transição. Considerando a natureza e a temática proposta, a investigação teve como pressupostos teóricos as concepções de Formosinho (2016), Portugal (1998), Winnicott (2023), Borgui (2010), Bassedas (1999), Hoyuelos (2019), Bondioli (1998), Staccioli (2013), Oliveira (2011). Pretende-se assim, ampliar os conhecimentos, da questão das relações parentais como fator que impacta na qualidade do atendimento educativo em creche. A grande questão é construir referências para pensar a respeito dos processos que constituem o contexto da creche dentre estes a relação com as famílias de bebês. Partindo da análise do material coletado foi possível perceber que transições tranquilas e contínuas estão em grande medida relacionadas com a qualidade das interações vividas pelas famílias com seus bebês no contexto institucional." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID408_TB108_09102024193030.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA COSTA GARCIA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GARCIA" "autor_email" => "acgarcia@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116014 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "DE COLO EM COLO... AS FAMÍLIAS DE BEBÊS NO CONTEXTO DA CRECHE" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo analisar as transições educativas sob o ponto de vista das famílias de bebês, tomando por base uma pesquisa de doutorado, em andamento, em uma creche universitária da cidade de São Paulo. Com o intuito de investigar as percepções das famílias a respeito da inserção na creche foi realizada uma pesquisa, por meio de entrevistas, da qual participaram familiares (sendo três mães e um pai) de três bebês ingressantes no contexto da creche e observações no ambiente institucional. As estratégias utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, observações do cotidiano registradas em diário de campo e captação de cenas em foto. Inspirada em uma perspectiva etnográfica e com um enfoque qualitativo, este momento da pesquisa teve como foco principal conhecer, descrever e analisar as representações das famílias sobre os processos de transição. Considerando a natureza e a temática proposta, a investigação teve como pressupostos teóricos as concepções de Formosinho (2016), Portugal (1998), Winnicott (2023), Borgui (2010), Bassedas (1999), Hoyuelos (2019), Bondioli (1998), Staccioli (2013), Oliveira (2011). Pretende-se assim, ampliar os conhecimentos, da questão das relações parentais como fator que impacta na qualidade do atendimento educativo em creche. A grande questão é construir referências para pensar a respeito dos processos que constituem o contexto da creche dentre estes a relação com as famílias de bebês. Partindo da análise do material coletado foi possível perceber que transições tranquilas e contínuas estão em grande medida relacionadas com a qualidade das interações vividas pelas famílias com seus bebês no contexto institucional." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID408_TB108_09102024193030.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA COSTA GARCIA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GARCIA" "autor_email" => "acgarcia@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }