O painel discute as possibilidades e contribuições da didática desenvolvimental na formação e no trabalho pedagógico na Educação Básica. A partir de pesquisas sobre o ensino da Educação Física no Ensino Médio e de uma pesquisa colaborativa realizada com professoras e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, argumenta-se que esta perspectiva didática pode constituir a base de uma formação docente (inicial ou continuada) crítico-emancipadora. Defende-se uma forma de ensino escolar que efetivamente leve as e os estudantes à apropriação crítica do conhecimento escolar e à formação de conceitos que resulte no desenvolvimento do pensamento teórico desde a infância. Parte-se do pressuposto que há uma contradição entre a formação docente e as finalidades, necessidades e exigências de uma educação crítica e criativa e, diante deste problema, os três trabalhos buscam refletir sobre possíveis condições de mudanças na direção de uma formação crítico-emancipadora e da práxis pedagógica. As pesquisas apontam que atividades de formação continuada nos contextos de trabalho associados ao estudo e à pesquisa podem engendrar tais condições.