Pesquisa desenvolvida a partir dos seguintes objetivos: a) Analisar processos de aprendizagem desenvolvidos por estudantes monitores de cálculo e geometria analítica de cursos de engenharia e b) Potencializar a constituição da docência universitária na perspectiva da teoria histórico-cultural, considerando as análises dos processos de aprendizagem discentes. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionários aos estudantes. As análises indicaram que os monitores reproduzem os mesmos modelos de aula de seus professores, que a principal metodologia utilizada ainda é a resolução de exercícios, que as escolhas didáticas, tanto de professores quanto de monitores não são fundamentadas e não promovem a compreensão conceitual. Também foi analisada fragilidade na integração entre Educação Básica e Superior, não consideração de fatores subjetivos que interferem na aprendizagem, além de ausência de diagnósticos para potencializar o planejamento de ensino. Todos esses fatores prejudicam o desenvolvimento de professores e estudantes. Como considerações, a pesquisa propõe que sejam criados espaços formativos adequados à aprendizagem e à didática desenvolvimental, bem como maior valorização e qualificação da monitoria na Educação Superior.