A formação e o trabalho dos professores são pautas históricas e preocupações diárias, especialmente no Brasil, cuja instabilidade política, econômica, sociocultural e ambiental ameaça a educação escolar dos estudantes das classes populares, da educação infantil à pós-graduação. Nesse sentido, se inscreve este painel, pois luta em defesa da escola pública, democrática, dialógica e de qualidade, onde os sujeitos que primam por uma educação humano-progressista e do Bem Viver, possam construí-la e igualmente se constituírem por ela. O devir do e no trabalho docente, junto às licenciaturas, como movimento permanente, característico de recriação da unidade teoria e prática e de criação de novas e possíveis epistemologias, aproxima os textos a seguir. O primeiro problematiza o espaço e o tempo da Didática e do Bem Viver, na perspectiva de construção da práxis educativo-crítica, ou seja, problematizadora e emancipatória. Na sequência, o segundo texto trata das perspectivas dos acadêmicos em relação às orientações de estágio, bem como a importância desta etapa formativa para o desenvolvimento profissional docente. Por fim, o terceiro texto descreve os movimentos realizados pelo trabalho pedagógico nos cursos de Licenciatura em Computação, de duas Instituições Federais, considerando as nuances formativas deles decorrentes. Os textos também se aproximam pelos referenciais metodológicos de abordagem qualitativa e com resultados que consideram as especificidades e subjetividades dos sujeitos participantes. É preciso, pois, considerar a Didática e as práticas de ensino entre diálogos práxicos, que instigam a reflexão crítica sobre a formação humana para além da profissão, enquanto instância que supere a fragmentação do trabalho pedagógico.